6ª Festa Literária de Ilhéus, organizada pela Editus, celebra povos originários
Entre os dias 8 e 10 de novembro a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio da Editus - Editora da UESC e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), em conjunto com a Academia de Letras de Ilhéus (ALI), realizaram a 6ª Festa Literária de Ilhéus - FLI 2023.
A noite de abertura contou com a apresentação da Camerata Carlos Jehovah, Neojibá, do Núcleo Territorial de Vitória da Conquista, além de conferência com o escritor, ator e ativista Daniel Munduruku, e homenagem a Nádia Akawã Tupinambá, importante liderança indígena do Sul da Bahia.
A FLI 2023 contou com seis rodas de conversa que ocorreram no Teatro Municipal de Ilhéus, Academia de Letras de Ilhéus e na Praça Pedro Mattos. Os debates foram em torno dos povos originários, tema central da FLI, e literatura. Os bate-papos marcaram momentos de reflexão, troca de conhecimentos e emoções. Nesta edição da FLI também ocorreram 15 oficinas oferecidas para a educação básica, que contemplaram mais de 300 estudantes.
O evento contou ainda com muita música e apresentações culturais, com o desfile da Fanfarra CIEBTEC, de Itabuna, show de Laiô, Maja, Diego Schaun, Javali Blues Band e Dois Sopros, além da apresentação do Teatro Popular de Ilhéus, com a peça Borépeteī-uno.
Aconteceu ainda o tradicional lançamento coletivo de livros na FLI 2023. Foram mais de 30 obras lançadas. Uma noite de celebração e alegria, que teve a participação de autores da Editus - Editora da UESC, da Academia de Letras de Ilhéus, da Via Litterarum, além de escritores independentes.
A FLIzinha teve o Projeto Leve & Leia e a Biblioteca de Extensão - BIBEX, ambos da Fundação Pedro Calmon, além de recreações infantis e conversas com autoras. A comercialização de livros também foi um sucesso, levando livros da Editus e outras editoras universitárias para a Rua Jorge Amado. No local havia igualmente o espaço para autores independentes, outras editoras regionais e cordel, levando a produção editorial para perto do público.
O encerramento da 6ª Festa Literária de Ilhéus foi marcado por um show do cantor Gerônimo, Itassucy e banda, que emanou uma energia contagiante, levando o público para o carnaval tradicional baiano.