Biblioteca do Exército se refilia à ABEU
A Biblioteca do Exército - BIBLIEx voltou a integrar, neste mês de novembro, o quadro de associadas da Associação Brasileira de Editoras Universitárias. Desta forma, a ABEU chega ao total de 150 associadas.
A Biblioteca do Exército – Casa do Barão de Loreto – é uma centenária instituição cultural do Exército Brasileiro que contribui para o provimento, a edição e a difusão de meios bibliográficos necessários ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da cultura profissional–militar e geral. A BIBLIEx é franqueada ao público civil e militar, e promove também conferências, palestras, encontros, exposições, intercâmbios, mostras e pesquisas, entre outras atividades.
Fundada em 17 de dezembro de 1881 pelo conselheiro Franklin Américo de Menezes Dória, Barão de Loreto, então Secretário de Estado e Negócios da Guerra. Sua instalação solene ocorreu em 4 de janeiro de 1882, no então Quartel do Campo da Aclamação, atual Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, com a participação do imperador D. Pedro II.
Suas origens remontam às bibliotecas preconizadas pelo marechal-general Friedrich Wilhelm Ernest, conde de Schaumbourg-Lippe como parte de reorganização militar portuguesa. Em 1937, na gestão do ministro da guerra, general Eurico Gaspar Dutra, a BIBLIEx foi reorganizada pelo general de divisão Valentim Benício da Silva, recebendo na oportunidade encargos de editoração, que mantém até hoje.