Curso de marketing digital para mercado editorial foca em tendências virtuais
Em resposta às rápidas transformações do mercado digital, o curso Marketing 360 graus para o mercado editorial 2.0: da produção do livro ao TikTok, ministrado por Bruno Zolotar, diretor de Marketing e Vendas da Rocco, antes oferecido na modalidade on-line periódico, passa a ser oferecido na modalidade on-line ao vivo pela Universidade do Livro, braço educacional da Editora Unesp. A mudança busca proporcionar uma experiência interativa, permitindo aos participantes acompanharem as tendências mais recentes e adaptar suas estratégias de marketing em tempo real.
Ao longo de 14 horas/aulas, que acontecem de 28 a 30 de janeiro e de 3 a 6 de fevereiro, das 20h às 22h, Zolotar detalha o processo desde a edição até a divulgação, abrangendo vendas, precificação, definição de público-alvo, estratégias de comunicação, eventos, redes sociais e trade marketing.
O curso oferece uma visão abrangente sobre o mercado editorial brasileiro, começando com uma introdução aos dados de mercado, comportamento do consumidor e tendências atuais. A primeira aula foca nesses aspectos essenciais, utilizando estudos de caso para ilustrar os conceitos apresentados. Na segunda aula, os alunos mergulharão nos fundamentos do marketing, com especial atenção à edição voltada para o mercado e à rentabilização de catálogos, também suportados por estudos de caso. Em seguida, a terceira aula explora a definição e gestão estratégica de preços e promoções, oferecendo insights práticos por meio de exemplos reais.
A quarta aula trata da distribuição de livros, abrangendo desde plataformas como a Amazon até livrarias independentes, e discute estratégias de pré-venda e trade marketing para impulsionar as vendas. A quinta aula aborda o lançamento de um livro, incluindo a definição de estratégias, orçamento e público-alvo, além do planejamento de comunicação integrada. A sexta aula destaca o ecossistema digital, a gestão de redes sociais e o uso de inteligência artificial, enquanto a sétima aula amplia o escopo para incluir assessoria de imprensa, mídia tradicional e eventos. O curso também oferece um caso bônus sobre o sucesso da Editora Darkside, proporcionando uma visão prática e inspiradora do mercado editorial.
A formação é voltada para profissionais de marketing e vendas de editoras, editores, autores, jornalistas, publicitários, estudantes, empreendedores e demais interessados no setor.
O investimento é de R$ 474 (valor único, com desconto), em até seis parcelas de R$ 79 no cartão de crédito ou à vista via Pix para pagamento até 28 de janeiro, ou via boleto para pagamento até 22 de janeiro.