Diretora da Editora UFGD integra comissão do MinC
O Ministério da Cultura divulgou os novos membros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC, cujo mandato vigerá a partir de 15 de agosto de 2023. Entre os integrantes está Marise Massen Frainer, diretora da Editora UFGD, associada da ABEU, que será suplente na seção de Humanidades da comissão.
A decisão da formação da Comissão ocorreu mediante minuciosa análise curricular de 113 pessoas indicadas tanto pelas entidades habilitadas no Edital MinC nº 2/2023 quanto por meio dos Ministérios dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial. Para a formação final da Comissão, foram considerados também a representação de 3 regiões diferentes em cada segmento, o equilíbrio entre as 5 regiões brasileiras, a paridade de gênero (homens e mulheres), uma maior representatividade de negros, pardos e indígenas e um grande número de estados brasileiros representados.
A CNIC é o órgão colegiado do MinC que tem a função precípua de subsidiar as decisões do Ministério da Cultura quanto aos incentivos fiscais e ao enquadramento dos programas, dos projetos e das ações culturais nas finalidades e nos objetivos previstos na Lei nº 8.313, de 1991, observado o plano anual do Pronac.
Presidida pela Ministra de Estado da Cultura, Margareth Menezes, é composta por 7 titulares da sociedade civil e seus 14 suplentes, um representante de cada unidade vinculada do MinC (FBN, FCBR, FCP, FUNARTE, IBRAM, IPHAN e ANCINE), e um representante do órgão que reúne os secretários estaduais de cultura.