E-book lançado pela Edifes trata de adaptação curricular
A Edifes lançou o e-book “Adaptação curricular: di@logos e concepções pedagógicas”, de Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves e Sonia Lopes Victor. De acordo com Anna Maria Lunardi Padilha a obra chama nossa atenção e nos convida a refletir sobre três conceitos caros à educação escolar: adaptação curricular, concepções pedagógicas e educação especial.
Já avançamos 23 anos no século XXI e ainda estamos diante de desafios básicos em relação ao que se tem nomeado de inclusão escolar dos estudantes que são classificados como público-alvo da educação especial pela legislação brasileira. Nahun e Sonia seguem as propostas de Vigotski: a de pesquisar, estudar e socializar conhecimentos sobre o papel da escola no desenvolvimento dos alunos com deficiência. Alertam que como professores pesquisadores, precisamos superar a visão biologizante da deficiência e do desenvolvimento humano presente na formação de professores e, consequentemente, nas concepções e práticas pedagógicas e nos caminhos trilhados pela educação especial.
A condição humana do professor é a condição de um trabalhador, cujo trabalho tem uma finalidade; a finalidade é conhecida e antecipada; é sobre essa finalidade que ele - trabalhador - determina o modo de operar e dirige sua vontade, sua força física e espiritual. A escrita é um convite para que os leitores reflitam sobre o que este livro nos mostra sobre adaptação curricular e concepções pedagógicas na educação especial e se sintam motivados a fazerem coro na luta pela educação de qualidade socialmente referenciada, para todos e para além do capital! O ebook está disponível de forma gratuita no Google Play Books.