Editora UFRJ lança obra que resgata produção teórica de Stefania Bril
“Outros Brasis: Imagens e pensamento fotográfico de Stefania Bril”, de Alessandra Vannucci, foi lançado pela Editora UFRJ no último sábado (28), no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticia, no Rio de Janeiro (RJ). Durante o evento, a autora e Tania Rivera, psicanalista e professora da Universidade Federal Fluminense, ofereceu ao público a oficina “Imagem/Pensamento”.
O livro resgata a vasta produção teórica de Stefania Bril (1922-1992) – judia polonesa, refugiada e naturalizada brasileira –, como crítica de fotografia e curadora, atuante no circuito internacional nas décadas de 1980 e 1990, e oferece uma leitura inédita de sua produção artística. No texto claro que caracteriza sua escrita é visível o cuidado na mediação coerente entre imagens e teorias da imagem e sua nítida percepção do impacto que a massificação e banalização do consumo de informações, inclusive fotográficas, pode ter sobre a consistência trágica do real.
A busca de Bril por coerência em seu trabalho revela o esforço de compreender seu papel no contexto brasileiro em que atua, como estrangeira acolhida após o trauma da perseguição e da partida de sua terra natal. De suas reflexões emerge uma verdadeira missão pedagógica de alfabetização por imagens, que implica em posturas críticas ousadas e um olhar curioso, capaz de enxergar facetas insólitas no cotidiano do continente, país e cidade onde cria raízes. Sua obra aposta no cotidiano, no afeto e na empatia como ato de resistência à violência estrutural, e tem como grandes temáticas a cidade e os seres humanos que a habitam.
A obra da artista também é destaque na exposição “Stefania Bril: desobediência pelo afeto”, em cartaz até 26 de janeiro de 2025 no Instituto Moreira Salles, em São Paulo.