Editora Unesp realiza …

Editora Unesp realiza debate virtual sobre legado de Theodor Koch-Grünberg

4.png

Nesta terça-feira, 8 de outubro, às 19h, ocorre o debate virtual, organizado pela Editora Unesp, “Explorando Fronteiras: O legado de Theodor Koch-Grünberg”, em lembrança dos 100 anos de sua morte.

O explorador e etnólogo alemão, que influenciou a literatura brasileira com suas expedições e descobertas sobre culturas indígenas da América do Sul, será tema de discussão entre especialistas (veja abaixo).

O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube oficiais da Editora Unesp.

Debatedores

Cristina Alberts-Franco - Bacharel, licenciada e doutora em Língua e Literatura Alemã pela Universidade de São Paulo, onde também fez a especialização em Tradução Alemão-Português. É pós-doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Docente de Língua Alemã na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP) e tradutora, dentre outras obras, dos volumes de Do Roraima ao Orinoco, do etnólogo alemão Theodor Koch-Grünberg, da Editora Unesp.

Danilo Paiva Ramos - Antropólogo e professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É líder do Grupo de Pesquisa em Etnografia, Linguagem e Ontologia (ELO - CNPq). Desenvolve pesquisas em etnologia indígena, com ênfase em estudos sobre xamanismo, ontologia e linguagem, arte verbal e saúde indígena. É membro do Coletivo de Apoio aos Povos Yuhupdëh, Hupd'äh, Dâw e Nadëb (CAPYHDN) e da Associação Saúde Sem Limites (SSL).

Erik Petschelies - Doutor em Antropologia Social pela Unicamp, pesquisa a Etnografia de Língua Alemã sobre povos indígenas das Terras Baixas Sul-Americanas. Realiza pós-doutorado na USP sobre a História da Antropologia e Ciências Naturais no Brasil. É pesquisador do Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (Unicamp) e do Centro de Estudos Ameríndios (USP), além de participar de projetos e associações nacionais e internacionais.

Fábio Almeida de Carvalho - Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense e professor titular na Universidade Federal do Roraima, atua no curso de Licenciatura Intercultural e no PPGL/UFRR. Pesquisa trocas literárias e culturais na tríplice fronteira da região circum-Roraima, focando em teoria literária periférica e nas relações entre Literatura e Diversidade, especialmente as textualidades indígenas.

Compartilhe esta Publicação: