Edufba inicia o …

Edufba inicia o ano com lançamentos de livros digitais

6.png

A Edufba começou o ano com novos livros digitais. Ao todo são cinco obras disponíveis para download gratuito no Repositório Institucional da UFBA.

Os livros são: "Imagens da Resistência", "A pandemia de Covid-19 no Brasil e o falso dilema economia x saúde", "Pesquisa aplicada e inovação", "Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil" e "Finanças públicas no cotidiano brasileiro".

Entre os temas tratados nos livros estão a pandemia de Covid-19, infâncias do Sul Global, pesquisa aplicada, finanças públicas e outros assuntos. Das obras, três livros também terão versões impressas, "Imagens da Resistência", "Pesquisa aplicada e inovação" e "Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil".

Confira o resumo dos livros:

"Imagens da Resistência", de Leandro R. Lage

O livro faz uso da estética e da política para dar forma visível aos afetos da indignação, do desejo, do sofrimento, assim como da felicidade, da esperança e de tantos sentimentos e emoções que animam os levantes. Autoras e autores de diversas áreas do conhecimento refletem, de modo transdisciplinar, sobre as bases teóricas e também sobre as mais diversas manifestações e expressões imagéticas do desejo de insurgir. Assim, a obra reúne um conjunto de textos e imagens destinados a iniciantes, estudantes e pesquisadoras(es), do campo da inflexão entre comunicação, estética e política.

"A pandemia de Covid-19 no Brasil e o falso dilema economia x saúde", de Antônio Sérgio Araújo Fernandes e João Martins Tude

O livro traz textos que desenvolvem no seu conjunto uma análise com base teórica dos fatos relacionados à pandemia de Covid-19 no Brasil, apresentando sugestões e propostas concretas direcionadas para as micro e pequenas empresas, porém sem se desvencilhar dos temas críticos, como negacionismo, medidas protetivas, vacinação e outros que marcaram o período no país. Amplia-se os sentidos das questões para revelar as relações entre saúde e sociedade. Assim, a obra busca tratar do falso dilema entre economia e saúde ou entre economia e vida.

"Pesquisa aplicada e inovação", organizado por Hugo Saba, Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Claudio Reynaldo B.de Souza, Márcio Luis Valença Araújo

O livro foi escrito para profissionais que desejem compreender os princípios e as aplicações dos métodos e tecnologias de pesquisa na contemporaneidade. O texto é apresentado de forma a torná-lo acessível a qualquer pessoa, independente do conhecimento prévio das diversas tecnologias. Apresenta-se como material adequado para os cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas, da educação à mobilidade urbana, e com ênfase especial na área de saúde e biomedicina.

"Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil", organizado por Lucia Rabello de Castro

A obra reúne contribuições de pesquisadoras(es) argentinas(os) e brasileiras(os) sobre a condição de ser criança nesses dois países. O conjunto dessas contribuições visa instigar uma discussão sobre a singularidade da posição da criança nessas localidades da América Latina, tendo em vista a seguinte questão: como a condição de ser criança na Argentina e no Brasil pode desafiar as teorias vigentes no campo da infância e fazer emergir questões de pesquisa não pautadas na agenda internacional de investigação.

"Finanças públicas no cotidiano brasileiro", organizado por Denise RIbeiro de Almeida, Fabiano Maury Raupp, Ana Rita Silva Sacramento, Elaine Cristina de Oliveira Menezes

A obra apresenta uma abordagem inovadora sobre as finanças públicas, organizado a partir de textos de opinião que buscam aplicações práticas sobre o tema. Para isso, são discutidas questões complexas do campo a partir de explicações embasadas em dados do cotidiano, sem desconsiderar características como consistência, atualidade e simplicidade. O livro não é direcionado apenas às(aos) acadêmicas(os), mas também a profissionais, estudiosas(os) e outras(os) interessadas(os) na gestão pública, com foco nas finanças.

Compartilhe esta Publicação: