Edufba lança livro …

Edufba lança livro que debate “cidade latino-americana” como conceito

7.png

“A cidade latino-americana: uma figura da imaginação social do século XX”, do arquiteto e historiador urbano argentino Adrián Gorelik, chega ao Brasil através da Edufba. O livro, traduzido por José Carlos Huapaya Espinoza, é uma publicação resultante da parceria entre a editora e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A expressão “cidade latino-americana” remete hoje com exclusividade às grandes metrópoles que crescem sem controle, cenários ameaçadores da violência e insegurança. Este livro reconstrói, ao contrário, uma história fulgurante na qual a “cidade latino-americana” atraiu o pensamento e a ação, como ponto de cruzamento entre as linguagens das ciências sociais em seu momento mais experimental, os projetos de planejamento e a imaginação política. Propõe-se uma história das ideias de cidade num período-chave na América Latina, entre as décadas de 1940 e 1970, quando a intensidade da transformação urbana interessou ao mais experimental das ciências sociais e do debate político e cultural.

O leitor percorre com a obra diferentes cidades e países que foram nós desses debates continentais, desde Porto Rico e Colômbia até Brasil e Chile, com uma presença determinante de ideias, figuras, instituições e fundos norte-americanos, com todos os conflitos que supunha essa presença em plena Guerra Fria. Cada parte analisa diferentes trajetórias do pensamento urbano entrelaçadas com transformações urbanas e territoriais: os debates antropológicos sobre migração e urbanização e suas implicações para políticas de habitação social; os debates do campo do planejamento em formação; e os debates no campo historiográfico e da crítica cultural, nos quais se iria definir boa parte do significado de "cidade latino-americana".

Adrián Gorelik é pesquisador principal do Conicet e professor titular na Universidade Nacional de Quilmes, onde coordenou o Centro de História Intelectual. Entre outros livros, publicou “La grilla y el parque, Espacio público y cultura urbana en Buenos Aires” (1998, traduzido para o inglês em 2022) e “Das vanguardas à Brasília: cultura urbana e arquitetura na América Latina” (2005). Junto a Fernanda Arèas Peixoto, organizou “Cidades sul-americanas como arenas culturais” (2016, em espanhol, e 2018, em português). Já com Carlos Altamirano, foi coautor de “La Argentina como problema” (2018).

Para comprar o livro, envie uma mensagem para o WhatsApp (71) 99732-6726, um e-mail para coedufba@ufba.br ou acesse o catálogo da Edufba na Amazon.

Compartilhe esta Publicação: