Livro da Editora Fiocruz recebe menção honrosa no Prêmio ANPARQ 2020

O livro "Hospitais e Saúde no Oitocentos: diálogos entre Brasil e Portugal" integra a coleção História e Saúde

Em 29/03/2021 14:03
Atualizado em 29/03/2021 17:15

Entrevista por ABEU

Livro da Editora Fiocruz recebe menção honrosa no Prêmio ANPARQ 2020

O livro da Editora Fiocruz, "Hospitais e Saúde no Oitocentos: diálogos entre Brasil e Portugal" recebeu menção honrosa no PRÊMIO ANPARQ 2020, na modalidade Livro Coletânea. Organizado por Renato da Gama-Rosa Costa e Cybelle Salvador Miranda, o título integra a coleção História e Saúde. Promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ), a premiação divulgou os resultados no início de março, durante a sexta edição do Encontro Nacional da ANPARQ (Enanparq 2020).

Lançado em 2018, o volume propõe um diálogo entre pesquisadores brasileiros e portugueses sobre arquitetura, urbanismo, patrimônio cultural e saúde no século XIX. Ao conceder a menção honrosa, a comissão de avaliação justificou o reconhecimento dado à obra afirmando tratar-se de um "trabalho de muito boa qualidade, que contribui para o conhecimento e para o reconhecimento da arquitetura hospitalar no Brasil e em Portugal, durante o neoclassicismo, trazendo conteúdos novos sobre o tema". 

Ainda segundo o parecer da comissão, o livro "propõe uma leitura das tipologias hospitalares no século XIX, destacando a coincidência entre esses edifícios e mudanças significativas na higienização das cidades e nas práticas terapêuticas, bem como salientando correspondências entre Portugal e Brasil. O tema contribui ainda para uma visão das relações das instalações hospitalares e o contexto histórico, bem como das condições sanitárias urbanas".

O livro está disponível para aquisição na Livraria Virtual da Editora Fiocruz.


Tags da postagem

editora fiocruz