Editora Fiocruz lança duas obras relacionadas a saúde mental

Livros estão disponíveis em formato impresso e digital

Em 09/11/2020 11:05
Atualizado em 09/11/2020 17:40

Notícia por ABEU

Editora Fiocruz lança duas obras relacionadas a saúde mental

A Editora Fiocruz acaba de lançar dois livros relacionados a temas de saúde mental. No fim de outubro, foi lançado a obra "Mania de Liberdade: Nise da Silveira e a humanização da saúde mental no Brasil", de Felipe Magaldi, e na última quinta-feira (5), o livro "Reuniões Dialógicas de Redes Sociais: formas de dialogismo no trabalho psicossocial", dos autores Jaakko Seikkula e Tom Erik Arnkil. 

A obra escrita por Magaldi destaca o legado da psiquiatria rebelde de Nise da Silveira (1905-1999). O livro é um desdobramento da premiada pesquisa de doutorado desenvolvida pelo antropólogo no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ). Ganhador do Prêmio Capes de Tese 2019, nas áreas Antropologia/Arqueologia, o autor apresenta aos leitores o que ele mesmo chama de Admirável Mundo Nise, mostrando a fascinante vida da psiquiatra alagoana e sua complexa relação com a luta antimanicomial no Brasil.

O título aborda a trajetória e a memória da doutora Nise, com foco em seu trabalho no Rio de Janeiro, a partir da década de 1940 até os dias atuais, em que permanece inspirando novas políticas públicas e produções culturais. Além disso, revela como o trabalho da médica se destacou pelo combate às intervenções biomédicas violentas e pela defesa de atividades artísticas e expressivas como forma de tratamento em saúde mental. Magaldi destaca que, para se aprofundar no legado da psiquiatra, mergulhou nas produções bibliográfica, documental e memorialística preexistentes sobre o trabalho dela. Entre as instituições exploradas durante a pesquisa de Magaldi destacam-se o Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, em Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, onde estão localizados o Museu de Imagens do Inconsciente e a ocupação artística Hotel da Loucura. A Casa das Palmeiras, no bairro de Botafogo, também é um desses importantes espaços do legado nisiano. 

Por outro lado, a obra escrita por Seikkula e Arnkil apresenta abordagens inovadoras em saúde mental e atenção psicossocial. Publicada originalmente em inglês, há quase 15 anos, o livro Dialogical Meetings in Social Networks (Karnac Books, 2006) ganha, pela primeira vez, uma tradução para o português. Focado em encorajar a dialogicidade, o título apresenta os Diálogos Abertos (DAb), protagonizados por Seikkula, e os Diálogos Antecipatórios (DAnt), desenvolvidos por Tom Arnkil, práticas inovadoras e revolucionárias. Ao longo dos nove capítulos do volume, professores, pesquisadores, estudantes, profissionais da saúde e leitores em geral serão estimulados a conhecer melhor as duas abordagens dialógicas. Os tópicos incluem questões fundamentais para a saúde mental como o reconhecimento e a aceitação do outro; o pedido de ajuda entendido como um convite para um diálogo; a adoção do diálogo na prática cotidiana; os elementos curativos nos diálogos; a eficácia das reuniões dialógicas de redes. 

Ambos os livros estão disponíveis para aquisição em dois formatos: impresso, via Livraria Virtual da Editora Fiocruz, e digital, via plataforma SciELO Books.


Tags da postagem

editora fiocruz ebook e-book