Editora Mackenzie lança "Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo"

Evento de lançamento aconteceu na última sexta-feira (23)

Em 26/04/2021 11:39
Atualizado em 26/04/2021 16:20

Notícia por ABEU

Editora Mackenzie lança "Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo"

Editora Mackenzie lançou, na última sexta-feira (23), a "Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo", com três livros especiais que abordam: "Direito, Cidadania e Políticas Públicas"; "Indústria, Comércio e Economia"; e "Saúde, Meio Ambiente e Cultura". O evento aconteceu em formato online, com transmissão pelo YouTube e site da TV Mackenzie.  

As três obras da Editora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) abrangem diferentes áreas, que relacionam a trajetória do Mackenzie com o desenvolvimento da capital paulista. Os livros foram organizados por docentes da Faculdade de Direito (FDir), Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), todos da UPM.  

O livro "Direito, Cidadania e Políticas Públicas" tem como organizadores os professores Ana Cláudia Silva Scalquette, Felipe Chiarello de Souza Pinto, Fernando Rister de Sousa Lima e Gianpaolo Poggio Smanio, docentes da FDir. Primeiro volume da Coleção, o livro aborda entre muitos assuntos o papel das políticas públicas na concretização dos Direitos Sociais, o papel das ações “extramuros” e seu efeito no exercício da cidadania, a invisibilidade dos vulneráveis frente à luz dos Direitos Humanos e até mesmo testemunhos de alunos, ex-alunos e professores sobre o modelo de ensino mackenzista, que incentiva o protagonismo estudantil.

Já "Indústria, Comércio e Economia", que foi organizado pelos professores Nelson Destro Fragoso e Paulo Rogério Scarano, do CCSA, é pensado de maneira a entendermos o momento em que o Mackenzie entrou na história do Brasil por meio da cidade de São Paulo em uma viagem no tempo literária.  Por último, o terceiro lançamento, "Saúde, Meio Ambiente e Cultura", teve como organizadoras Berenice Carpigiani, Paola Biselli Ferreira Scheliga e Simone Freitas Fuso, docentes do CCBS. No livro, a história da saúde na cidade de São Paulo nos últimos 150 anos é discutida a partir de seus principais acontecimentos, desafios e conquistas. Por ser uma área multidisciplinar, a saúde na cidade é relatada por diferentes prismas, que possibilitam a compreensão do contexto pessoal, científico, sociocultural e político que permeiam as ações em saúde

A gravação do lançamento está disponível no YouTube e site da TV Mackenzie.


Tags da postagem

Editora Mackenzie live e-book ebook