Editora UFRJ lança livro sobre Bitcoin e criptomoedas

Live de lançamento acontece nesta quinta-feira (25)

Em 22/03/2021 16:09
Atualizado em 22/03/2021 17:35

Notícia por ABEU

Editora UFRJ lança livro sobre Bitcoin e criptomoedas

A Editora UFRJ  lança nesta semana o livro "Bitcoin e criptomoedas: a utopia da neutralidade e a realidade política do dinheiro", de Daniel Kosinski, doutor em Economia Política Internacional pelo Instituto de Economia da UFRJ. A live de lançamento acontece quinta-feira, dia 25 de março, às 17h, com transmissão pelo perfil da Editora no Facebook  e pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube. O livro já está à venda no site da Editora e nas lojas da Livraria da Travessa.

Motivado por questionamentos de amigos e por um ambiente de pesquisa favorável – quando começou a estudar o tema, em 2017, o autor estava na República Tcheca para um intercâmbio de doutorado em Praga, cidade em que já havia caixas eletrônicos para bitcoins, um bitcoin coffee e mais de uma centena de estabelecimentos, entre bares, salas de cinema, lojas e hospedagens, que a aceitavam como forma de pagamento –, Daniel Kosinski mergulhou no assunto e escreveu vários artigos, os quais resultaram neste livro.

De maneira detalhada e esclarecedora, o autor procura responder a uma questão que ele mesmo se fez: como o bitcoin se estabeleceu no mundo, considerando que, na origem, seus criadores o queriam como uma “moeda sem Estado”? Ao contrário das afirmações feitas pela economia, a realidade do dinheiro é até agora inevitavelmente política, e isso é o que Kosinski procura esclarecer usando um amplo conjunto de evidências que elevam as reflexões sobre capitalismo, dinheiro e política ao patamar da atualidade tecnológica.

Longe de exaurir o assunto, até mesmo pelo caráter de novidade em constante atualização que envolve o tema, o autor o examina de uma forma predominantemente analítica e crítica, em nada apologética. Para lidar com o tema que se propôs investigar, Kosinski apresenta inicialmente um resumo das origens intelectuais do ideal das criptomoedas e das propriedades técnicas do bitcoin, seguido de um levantamento sobre o que pensam e propõem os principais porta-vozes e entusiastas do bitcoin e das criptomoedas, além do programa político associado a eles e de uma discussão a respeito do que sejam a “realidade política” e a “representação apolítica” do dinheiro.

Após fazer um breve histórico sobre os principais acontecimentos envolvendo o bitcoin e a possibilidade de considerá-lo (ou não) dinheiro, Kosinski lembra o debate sobre o entendimento de dois dos bancos centrais mais importantes do mundo (o britânico e o chinês) a respeito do bitcoin e das criptomoedas, bem como os planos dessas instituições para criar suas próprias “moedas digitais” e seus objetivos ao fazê-lo. Finalizando o livro, o autor investiga a possibilidade futura de adoção das criptomoedas por organismos como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o uso desses instrumentos por governos de países como Venezuela e Coreia do Norte, visando, entre outros objetivos, a escapar de sanções financeiras internacionais.

Estarão presentes na live de lançamento, além do autor, Valter Duarte Ferreira Filho,  professor de Ciência Política da UFRJ e da UERJ, e Guto Martino, diretor de marketing da plataforma de blockchain Hathor Network e consultor de diversas startups na Alemanha. A transmissão tem apoio institucional do Fórum de Ciência e Cultura e da Diretoria de Acessibilidade da Reitoria da UFRJ (Dirac), que disponibilizará tradutores de Libras/Língua Portuguesa para tradução ao vivo do debate.

A obra pode ser adquirida no site da Editora UFRJ.


Tags da postagem

Editora UFRJ