Editora Unesp lança nova edição de "Triste fim de Policarpo Quaresma"

Livro já está disponível para compra no site da editora

Em 05/10/2020 10:56
Atualizado em 06/10/2020 10:52

Notícia por ABEU

Editora Unesp lança nova edição de "Triste fim de Policarpo Quaresma"

Em novo lançamento da Coleção Clássicos da Literatura, a Editora Unesp publicou uma nova edição de "Triste fim de Policarpo Quaresma", um dos trabalhos mais saudados de Lima Barreto. A obra considerada, efetivamente, responsável por lançar o autor ao rol dos grandes da literatura do Brasil foi publicada pela primeira vez em 1911, como folhetim nas páginas do Jornal do Commercio. Sua compilação em formato livro aconteceu em 1915, financiada pelo próprio autor.

Em "Triste fim de Policarpo Quaresma", acompanha-se a saga do anti-herói que dá título ao livro, chamado de major, embora não o seja. Homem de grande dignidade e valores inquebrantáveis, é um ufanista por convicção: vê superioridade brasileira em qualquer tipo de comparação que se faça com estrangeiros. Não hesita em trocar vermute importado por parati oriundo dos alambiques. O romance sintetiza muitas “questões terceiro-mundistas” que caracterizam toda a produção de Lima Barreto. A postura patriota de Quaresma soa tão antinatural à maioria de seus conterrâneos que lhe será designada uma internação em sanatório.

Lima Barreto tornou-se um autor de rotulagem complexa, o que se deve às várias possibilidades de assimilação e análise que abre a leitores e à academia: ora visto como escritor virtuoso, de grandes recursos estéticos, ora como popular, voltado à abordagem de temas da realidade que o cercava. Fato universalmente reconhecido é que soube caracterizar aguçadamente a sociedade brasileira, em especial a carioca, do fim do século XIX, combinando crônica de costumes com crítica social, engajamento político com fina ironia.

A nova edição está disponível para compra no site da Editora Unesp. Outras obras da Coleção Clássicos da Literatura, como "Quincas Borba", de Machado de Assis, e "Histórias extraordinárias", de Edgar Allan Poe, também estão disponíveis para aquisição.


Tags da postagem

editora unesp