Essentia Editora lança livros em comemoração aos seus 15 anos

Obras estão disponíveis para download gratuito

Em 29/03/2021 15:41
Atualizado em 29/03/2021 17:36

Notícia por ABEU

Essentia Editora lança livros em comemoração aos seus 15 anos

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense está comemorando 15 anos de existência em 2021. Para marcar a data, a equipe da editora programou uma série de eventos online que incluem a realização de mesas-redondas e lançamentos de livros. No início do mês de março, a Editora lançou, durante a 2° Feira Virtual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), o livro "Verticalização e trabalho docente nos Institutos Federais" de autoria da professora Blenda Cavalcante de Oliveira. A obra apresenta o resultado da análise do trabalho docente no âmbito da verticalização do Instituto Federal de Brasília (IFB) a partir das determinações específicas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na totalidade de uma política educacional, que se insere no sistema capitalista com suas contradições e mediações.

Já na última sexta-feira dia 26 de março, às 17h, ocorreu o lançamento do livro "O outro lado do rio: mobilizações coletivas e estratégias de enfrentamento em um bairro de expansão urbana da cidade de Campos dos Goytacazes – RJ", selecionada no Edital Externo de Publicação de Livros de 2019. A transmissão aconteceu pelo canal oficial do IFFluminense no YouTube, o IFFTube. O evento contou com a participação do autor, Renan Lubanco Assis, da Universidade Vila Velha, e da coordenadora do curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IFF, Danielly Cozer Aliprandi, com mediação do membro da Comissão de Editores Científicos da Essentia, professor Anders Teixeira Gomes.

A obra, a partir dos relatos de histórias de vida e observações das relações cotidianas, faz uma interpretação dos percursos traçados pelos moradores de um bairro de expansão urbana na cidade de Campos dos Goytacazes e como esta foi sistematizada. É possível vislumbrar processos de mobilização coletiva para a organização de festas, demandas por obras de melhorias no bairro, assim como para elevação da reputação do bairro na cidade. A história do local é apresentada como entrelaçada à de seus moradores, o que ajuda a compreender diferentes momentos pelos quais o bairro passou. Com base nas narrativas encontradas no livro, é possível pensar um bairro constituído por descendentes de negros escravizados; por migrantes da área rural do município; por seus filhos, que já possuíam mais acessos a serviços em comparação à geração anterior; e por seus netos, que, além de encontrarem um bairro mais urbanizado e integrado à cidade, puderam acessar instituições de ensino superior. Esse cenário nos leva à dimensão dos possíveis arranjos experimentados por moradores de bairros de expansão urbana.

As gravações dos lançamentos já estão disponível para os interessados no canal IFFTube. Os livros estão disponíveis para download gratuito no site da Essentia.


Tags da postagem

essentia editora ebook e-book IFF