Lançamento da Editora UFSM analisa a influência de Frida Kahlo em artistas

Obra está disponível em formato impresso e eletrônico

Em 24/08/2020 12:14
Atualizado em 24/08/2020 16:05

Notícia por ABEU

Lançamento da Editora UFSM analisa a influência de Frida Kahlo em artistas

A nova obra da Editora UFSM, "O abraço de amor de Kahlo, Estrada, Zenil e eu: Uma genealogia matricial a partir do corpo performativo", já está disponível em formato impresso e eletrônico. A obra de Odailso Berté é uma coedição entre a Editora UFSM e a Editora da Universidade Iberoamericana da Cidade do México.

A partir da metáfora do engravidamento, o autor apresenta as maneiras como Frida Kahlo influenciou os artistas Arturo Estrada (aluno próximo de Kahlo), Nahum B. Zenil e ele próprio. O emprego da expressão “engravidados” por Kahlo identifica correlações existentes nos campos pessoal e político, nos quais as artes estão indispensavelmente associadas. Ao construir uma genealogia da artista mexicana, Berté reflete sobre o legado deixado por ela em diferentes processos criativos, como a dança performativa estudada pelo autor. Ele também argumenta sobre características rechaçadas pelo patriarcado, como a sensibilidade, a autoexpressão, a homoafetividade e a performatividade, por meio dos estudos e trabalhos artísticos realizados por ele e os demais.  

 
O livro pode ser adquirido pelo site da Editora da UFSM ou através de livrarias e distribuidores parceiros. Na Livraria da UFSM pode ser retirado, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.


Tags da postagem

editora ufsm ebook e-book