Lançamentos da Editora Unesp são introdutórios para temas diversos

Livros fazem parte de diferentes áreas do conhecimento

Em 22/03/2021 14:53
Atualizado em 22/03/2021 17:18

Notícia por ABEU

Lançamentos da Editora Unesp são introdutórios para temas diversos

Os mais recentes lançamentos da Editora Unesp oferecem introduções concisas e profundas a uma ampla gama de assuntos, escritos por grandes especialistas de cada área. As obras podem ser consumidas tanto por especialistas quanto por interessados em geral, já que combinam fatos, análises e novos olhares que tornam diversos tópicos desafiadores altamente legíveis. Os livros lançados são: "Ética", de Simon Blackburn; "Inteligência artificial", de Margaret A. Boden; "Biologia do desenvolvimento", de Lewis Wolpert e "O sentido da vida", de Terry Eagleton.

Confira o resumo das obras:

Ética, de Simon Blackburn

A filosofia não é o único campo a discutir a ética: artistas, escritores e até cartunistas e comediantes, por exemplo, podem comentar e criticar o clima ético predominante de maneira tão eficaz quanto filósofos. Porém, as reflexões destes últimos contêm uma ambição distinta: compreender as fontes de motivação, razão e sentimento que nos movem, as redes de regras ou “normas” que sustentam nossas vidas. E é em busca desta compreensão que o filósofo de Cambridge Simon Blackburn parte nesta obra. Bem-humorado e acessível, este livro combina profundidade, rigor e apuro estilístico para abordar as principais questões que tensionam o debate de temas como nascimento, morte, felicidade, desejo e liberdade, trazendo à reflexão o próprio significado da vida e pregando a desconfiança diante de verdades absolutas contidas nas frases de efeito que muitas vezes impregnam os debates morais.

 

Inteligência Artificial, de Margaret A. Boden

As tecnologias de inteligência artificial estão avançando vertiginosamente. Em vários campos, o desempenho de computadores em áreas antes circunscritas à cognição humana ultrapassou expectativas bem assentadas, e muitos agora se perguntam se nosso trabalho árduo para criar tais tecnologias será nossa ruína. Neste livro, Margaret Boden explora todos os aspectos da Inteligência Artificial, desde sua concepção original até os avanços recentes. Mostrando como a pesquisa em IA lançou luz sobre o funcionamento das mentes humanas e animais, ela considera os desafios filosóficos que este tema suscita e enfrenta dúvidas clássicas, visitadas pela ciência e pela ficção – sobre a viabilidade de que sistemas de IA possam ser realmente inteligentes, criativos ou mesmo conscientes.

 

Biologia do desenvolvimento, de Lewis Wolpert

De uma única célula – um ovo fertilizado – surge um elefante, uma mosca ou um ser humano. Como acontece tal prodígio? Como o ovo “sabe” o que se tornar? Como ele se divide em diferentes células, em tecidos separados, no cérebro, na unha – cada pequeno detalhe do feto em crescimento? Essas são as perguntas que o campo da biologia do desenvolvimento busca responder. É uma área intimamente ligada à genética, à evolução e à biologia molecular. Os processos estão profundamente enraizados na história evolutiva; a informação é mantida em genes cujos tempos vitais de ativação e desativação são orquestrados por uma sequência de proteínas expressas por outros genes. O tempo é essencial. Aqui, o célebre biólogo do desenvolvimento Lewis Wolpert fornece um relato conciso do que se conhece atualmente sobre o desenvolvimento, discutindo as primeiras etapas vitais do crescimento e explorando uma das áreas mais movimentadas da pesquisa científica.

 

O sentido da vida, de Terry Eagleton

Qual é, pois, o significado da vida? Nesta investigação astuta, espirituosa e estimulante, Eagleton mostra de que maneira pensadores ao longo dos séculos – de Shakespeare e Schopenhauer a Marx, Sartre e Beckett – resolveram a questão. Recusando-se a se contentar com o insosso e monótono, Eagleton revela – com uma mistura de humor e rigor intelectual, muitas vezes irreverente, mas com um objetivo muito sério em mente – de que maneira a questão se tornou particularmente problemática nos tempos modernos.
 


Tags da postagem

editora unesp