Nova publicação da EdUEMG tem como tema linguagem, sociedade e mídias

Obra está disponível para download

Em 24/05/2021 01:56
Atualizado em 24/05/2021 16:19

Notícia por ABEU

Nova publicação da EdUEMG tem como tema linguagem, sociedade e mídias

A mais recente publicação da EdUEMG tem como tema central as relações entre linguagens, sociedade e mídias. O livro "Linguagem, sociedade e mídias: primeiras pesquisas” é uma coletânea de pesquisas realizadas no âmbito do Departamento de Comunicação e Design, que abriga os cursos de Jornalismo e Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda e Design de Moda, na UEMG da unidade Passos. A obra resulta de trabalhos de iniciação científica, com a participação de docentes e discentes desses cursos, e apresenta aspectos epistemológicos diversos, mas inter-relacionados.

Organizada por Samuel Ponsoni, Frederico Daia Firmiano e Jean Carllo de Souza Silva, a obra se baseia nos trabalhos e nas perspectivas teóricas de dois Grupos de Pesquisa: Laboratório Interdisciplinar de Comunicação, Discurso, Acontecimento e Memória (LABIAM – UEMG/CNPq) e Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Crise, Neodesenvolvimentismo e Direitos Sociais (GEIND-UEMG/CNPq). Dividido em três eixos temáticos, (linguagem, sociedade e mídias), o primeiro, linguagem, surge de uma demanda fundamental e intrínseca às atividades da comunicação social. No segundo, sociedade, debate-se acerca das contradições sociais do capitalismo através de um horizonte crítico-dialético que marca a formação acadêmica dos autores. E, por último, o  eixo mídias abarca os meios de comunicação e suas dinâmicas, de modo a compreender o fenômeno social, histórico e cultural, para além das características tecnológicas.

Buscando ser um trabalho de aglutinação, reflexão e debate científico, o livro formula-se como uma espécie de relato de pesquisas e coloca-se como um meio de divulgação científica no âmbito das humanidades. Através de discussões interdisciplinares, mobiliza analiticamente temáticas atuais e relevantes.

A obra está disponível para download gratuito no site da editora EdUEMG.


Tags da postagem

eduemg ebook e-book