Obra mais irreverente de Eça de Queirós ganha nova edição

Livro marca a estreia da Editora Unesp na literatura

Em 17/08/2020 12:05
Atualizado em 17/08/2020 17:30

Notícia por ABEU

Obra mais irreverente de Eça de Queirós ganha nova edição

Considerado o maior expoente do realismo português e reconhecido pela crítica literária como um dos grandes romancistas de sua geração, Eça de Queirós marcou a literatura mundial. Nascido na pequena cidade balnear Póvoa de Varzim, na região norte de Portugal, tendo cursado Direito na Universidade de Coimbra, saiu em busca de novas experiências em viagem pelo Egito e pela Palestina, percurso que possivelmente deixou ecos em ao menos dois de seus trabalhos: as anotações dessa jornada são aproveitadas em seu livro de estreia, "O mistério da estrada de Sintra", lançado em 1870, e reavivadas em "A relíquia", que ganha agora nova edição pela Editora Unesp, com a inédita Coleção Clássicos da Literatura Unesp

Em "A relíquia", o jovem bacharel e órfão Teodorico Raposo vive às expensas da tia beata e avarenta, esperando um dia herdar-lhe a fortuna. Dissimulando devoção religiosa, mas sem abrir mão de prazeres mundanos, Raposão (como o chamavam os mais íntimos) atende ao pedido de Titi e parte em peregrinação pela Terra Santa em busca de uma relíquia sagrada. Acompanhado por Topsius, um arqueólogo alemão, Teodorico percorre o Oriente Próximo em incontáveis peripécias. A mais enigmática e fantasista delas se passa em Jerusalém, onde testemunha o exotismo da Páscoa cristã.

Pela investigação do provincianismo sufocante, do fervor religioso e das negociações afetivas e morais, Eça de Queirós situa-se na melhor tradição inaugurada em 1857 por "Madame Bovary", de Flaubert. No entanto, as características que tornam "A relíquia" uma obra especial no exame dos detalhes pitorescos da paisagem humana são seu estilo, que combina ironia com descrição lírica, e, sobretudo, sua capacidade única de nos fazer rir e questionar.

Em cuidadosa edição cotejada com outras versões e apurado projeto gráfico, o livro traz uma apresentação sobre o autor e o contexto da obra, como um convite para o deleite da leitura. "A relíquia" é um dos cinco títulos que marcam a estreia da Editora Unesp na literatura, juntamente com outros clássicos como Machado de Assis, Edgar Alan Poe, Lima Barreto e Maupassant. 

A obra pode ser adquirido no site da Editora Unesp.


Tags da postagem

editora unesp