Leitura Virtual

As lives, eventos e lançamentos virtuais vieram para ficar

Em 16/11/2020 20:05

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

As editoras universitárias, assim como diversas empresas de variados setores, acabaram aprendendo boas lições durante a pandemia. Como vamos mostrar na coluna Leitura Virtual deste mês, as lives, eventos e lançamentos virtuais continuam, agora podendo alcançar leitores de todos os lugares do Brasil. Vamos relembrar alguns das ações on-line mais recentes de nossas associadas.

A EdUERJ realizou duas lives de lançamento em outubro. Primeiro, do livro "Teoria da Literatura e história da crítica: momentos decisivos", de Nabil Araújo. O evento, transmitido pelo Facebook da Editora, contou com a presença do autor e também dos convidados Rafael Guimarães Tavares da Silva (UFMG) e Thiago Nunes Santana (University of Minnesota). A transmissão, indicada para pesquisadores e estudiosos da área de Letras, tratou de temas cujas perspectivas perpassam a evolução dos estudos de literatura e da crítica literária. A obra pode ser adquirida em versão impressa ou baixada gratuitamente em versão e-book no site da EdUERJ. A outra live de lançamento realizada foi do livro "A liberdade na república dos modernos: Teoria e História do Liberalismo Político Francês (1789-1848)". O evento reuniu o autor, professor Paulo Henrique Cassimiro, e também os professores Christian Lynch (IESP-UERJ), Cícero Araújo (USP) e, como mediador, o editor executivo da EdUERJ, João Feres Junior. O livro de Paulo Cassimiro analisa a produção intelectual que emerge da vivência de pensadores que acompanharam eventos cruciais da história da França, compreendidos entre a revolução de 1789 e a restauração, concluída em 1848 com a revolução de 22 de fevereiro. As transmissões gravadas estão disponíveis no Facebook da editora.

No mês passado, quem também realizou live de lançamento foi a Argos Editora da Unochapecó. O evento foi referente ao livro "Parques tecnológicos: estratégias para estruturação de um ecossistema de inovação e desenvolvimento regional" e da Plataforma do Observatório do Sistema Regional de Inovação. A transmissão aconteceu no canal do Parque Científico e Tecnológico CHAPECO, no YouTube. A live teve como convidados o Prof. Claudio Jacoski - Reitor da Unochapecó; Jorginho Mello – Senador da República; Arthur Badalotti Smaniotto – Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Chapecó; e Fábio Zabot Holthausen – Presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina). A obra está disponível para compra no site da editora. 

Também foram lançadas obras sem eventos. A Editora Diário Oficial de Sergipe - Edise, órgão suplementar da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe - Segrase, disponibilizou, gratuitamente, 58 e-Books, entre livros e revistas. São títulos sobre as mais variadas áreas de pesquisa, como História, Literatura, Biologia, Teatro, Comunicação, Geografia, Filosofia, entre outros, além das 28 edições da revista Cumbuca. Segundo o diretor Industrial da Segrase, Mílton Alves, o objetivo da ação é incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros.

Já a Editora Unesp lançou 20 livros digitais de variadas áreas do conhecimento que podem ser baixados gratuitamente no formato ePub, com opção de impressão sob demanda. As obras são fruto da parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (PROPG) e a Fundação Editora da Unesp (FEU) para disponibilizar à sociedade a ampla produção acadêmica de ponta da Universidade Estadual Paulista, por meio de dois programas: o PROPG-FEU e o PROPG-CAD. Confira aqui a lista de obras publicadas.

A Editora UFSC também disponibilizou um novo e-book, em acesso aberto. A obra "Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação" discute as competências em informação, que consiste em um processo dependente de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes necessários à compreensão do universo informacional. Além da versão digital, o livro pode ser adquirido também no formato impresso, no site da Livraria Virtual da Editora UFSC.

A Editus - Editora da UESC disponibilizou na plataforma SciELO Livros a obra "Interfaces: Representações socioespaciais, Geotecnologias e Formação de Professores". O livro busca apreender as representações socioespaciais das educadoras da Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha sobre o bairro da Engomadeira, em Salvador/BA, com o fim de construir um portfólio sobre a memória e identidade do bairro e da Escola.

Por fim, a Editora UEMG lançou “Saberes sobre a Educação Ambiental na UEMG: descobertas e problematizações em escolas e comunidades” para download gratuito. A obra organizada por Gláucia Soares Barbosa e Fernanda Aires Guedes Ferreira é uma coletânea de trabalhos que possui, como eixo norteador, saberes e possibilidades de estudos em Educação Ambiental. Foi elaborado por professores e estudantes da UEMG, participantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde.


Tags da postagem

Leitura Virtual ebook e-book