Editora UnB divulga edital para publicação de obras inéditas

Edital faz parte das ações em homenagem aos 60 anos da UnB e da sua Editora

Em 19/07/2021 12:29
Atualizado em 20/07/2021 16:17

Notícia por ABEU

Editora UnB divulga edital para publicação de obras inéditas

Em 2021 a Universidade de Brasília e a sua Editora completam 60 anos. Darcy Ribeiro, principal entusiasta da criação da UnB, acreditava que o Brasil não poderia passar sem uma universidade que tivesse o inteiro domínio do saber humano e que "o cultive não como um ato de fruição erudita ou de vaidade acadêmica, mas com o objetivo de, montada nesse saber, pensar o Brasil como problema. Esta é a tarefa da Universidade de Brasília. Para isso, ela foi concebida e criada. Este é o desafio que hoje, agora e sempre ela enfrentará". Passados quase 60 anos, a UnB ainda carrega a marca predominante dessa ousadia, por articular de forma planejada "uma integração mais completa da universidade com o país pela atenção aos problemas nacionais como tema de estudos, de assessoramento público e de ensino".

A fim de dar continuidade a essas reflexões e tantas outras que motivaram a história da Universidade de Brasília, a Editora UnB lançou um edital de publicação de obras inéditas. Segundo o documento, as obras deverão ser redigidas em língua portuguesa do Brasil acerca do legado e da trajetória experenciada pela UnB nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Serão selecionadas cinco obras que deverão trazer em seu conteúdo a criação da UnB, sua inserção no presente e os desafios futuros no cenário local e nacional. Poderão participar da seleção professores do quadro permanente da UnB em efetivo exercício; pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação da UnB em coautoria com professores pesquisadores da Universidade; técnicos lotados e em exercício na UnB, com ou sem coautoria com docentes do quadro permanente da UnB. As inscrições estão abertas até o dia 17 de agosto.

Ainda segundo o edital, não será permitida a participação de técnicos e docentes lotados na Editora da Universidade de Brasília; de membros da comissão de seleção das propostas de submissão; e de professores, pesquisadores e demais autores não vinculados à Universidade de Brasília. As obras apresentadas poderão ser também coletivas, como compêndios e coletâneas. Após o período de inscrições, todas as propostas de publicação serão submetidas ao Conselho Editorial da Editora UnB, que, com base nos pareceres técnicos, avaliará as obras e decidirá em votação pela publicação ou não dos originais. Serão levados em consideração o mérito, a viabilidade e a pertinências da publicação, em decisão que não caberá recurso.

Outras informações, confira no edital completo.


 



Tags da postagem

Editora UnB