Editora UnB faz live de lançamento do 1º volume da Poesia Completa de Emily Dickinson

Obra é coeditada com Editora Unicamp

Em 16/11/2020 16:10
Atualizado em 16/11/2020 16:38

Notícia por ABEU

Editora UnB faz live de lançamento do 1º volume da Poesia Completa de Emily Dickinson

Nesta sexta-feira (20), a Editora UnB, em parceria com a Editora Unicamp, promove o lançamento do primeiro volume da Poesia Completa de Emily Dickinson. O evento virtual acontece às 17h, com uma conversa com o tradutor da obra, Adalberto Müller, e mediação de Germana Henrique Pereira, diretora da Editora UnB. A transmissão, ao vivo, será feita no Facebook da Editora UnB e no Canal da UnB TV no YouTube. 

Emily Dickinson (1830-1886) é talvez a mais importante voz feminina da poesia de língua inglesa. Menos reclusa que compenetrada, e dotada de extraordinária erudição científica e literária para uma mulher do seu tempo. Ela escreveu, ao longo de trinta e poucos anos de atividade literária, cerca de 1.800 poemas e travou correspondência intensa com diversos amigos, escritores e intelectuais. Apesar de ser conhecida do leitor brasileiro desde que foi traduzida por Manuel Bandeira (já no final dos anos 1920), a obra de Dickinson aqui sempre foi publicada na forma de antologias, as quais, em que pese a qualidade da tradução, muitas vezes impedem a leitura contextualizada de seus poemas.

Nesta edição bilíngue, a tradução se move, ao contrário, em dois eixos: costura e sutura. A costura corresponde ao respeito à integridade da obra, ao trabalho crítico-textual de trazer um texto íntegro e completo. A sutura, por outro lado, aponta para o que não se quer fechar na poesia de Dickinson, em termos de sentido, ou para o seu mais-valor literário, que é sempre uma meta e, por ser meta, melhor se traduz ao modo da metáfora. Sendo assim, qualquer ideia de fidelidade absoluta (ao ritmo, à imagem e ao pensamento) permanece apenas como ideal paradisíaco, do qual só os leitores, no confronto entre o original e a tradução, poderão realmente usufruir.

O "Volume I: Os fascículos" está disponível para pré-venda, no site da Editora UnB, com 50% de desconto, até o dia 18 de novembro de 2020.


Tags da postagem

Editora UnB live ebook e-book