Livro da Edufba será lançado em evento online

Obra e evento são dedicados ao legado de Walter da Silveira no cinema baiano

Em 26/10/2020 14:15
Atualizado em 27/10/2020 10:36

Notícia por ABEU

Livro da Edufba será lançado em evento online

Na próxima semana, de 3 a 5 de novembro, acontece o webinário "Diálogos Audiovisuais: o legado de Walter da Silveira". O evento organizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, através da Cinemateca da Bahia, com coordenação de sua Diretoria de Audiovisual (Dimas/Funceb), faz parte de uma programação especial para marcar a memória do fundador e programador do Clube de Cinema da Bahia, Walter da Silveira, que este ano completa 50 anos de morte. Conhecido como o “guru” do cinema novo da Bahia, Walter da Silveira foi um agente fundamental na formação de cineastas e pesquisadores do período que ficou conhecido como o Ciclo Baiano de Cinema. 

Como parte da programação, será lançado, no primeiro dia de evento (3 de novembro), às 19h, no canal da Funceb no YouTube, o livro "Walter da Silveira e o cinema moderno no Brasil", organizada por Cyntia Nogueira (UFRB) e publicado pela Edufba. A apresentação da obra ficou sob a responsabilidade da diretora da editora, Flávia Goulart Rosa, enquanto a mediação será feita por Rafael Carvalho (UNEB), com comentários de Euclides Santos Mendes (UESB). 

O livro apresenta os artigos de Walter da Silveira (1915-1970) sobre o cinema no Brasil e na Bahia, escritos entre 1943 e 1970. Ao lado de um conjunto relevante de críticas, ensaios, conferências e teses do autor, incluindo uma seleção de seus textos teóricos, estão reunidas na obra as cartas trocadas com dois outros críticos e historiadores do cinema brasileiro, Alex Viany e Paulo Emílio Sales Gomes, e com o crítico e cineasta Glauber Rocha. Além disso, documentos, fortuna crítica e um dossiê de artigos inéditos visam apresentar e contextualizar a importância de suas ações e pensamento para o desenvolvimento das ideias sobre cinema independente e para afirmação da crítica e do cinema modernos. 

Confira a obra no site da Edufba. 


Tags da postagem

Edufba live ebook e-book