Lançamento da EdUEMG …

Lançamento da EdUEMG trata de violência de gênero

10.png

O estudo da violência de gênero em cidades de pequeno porte a partir da história oral é o tema do mais recente lançamento da Editora UEMG. Intitulado “Histórias de luta: narrativas de mulheres e o enfrentamento da violência de gênero” e escrito pela historiadora Érica Oliveira Amorim Tannus Cheim, o livro narra casos de dez mulheres que, apesar do medo, tiveram coragem para denunciar as violações sobre suas existências e seus corpos em um mundo hegemonicamente masculino.

No primeiro capítulo, “Patriarcado, violência de gênero e os percursos da pesquisa”, é apresentada a estratégia metodológica da história oral de mulheres agredidas e são discutidos conceitos fundamentais à obra. Além disso, os números do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), para o município de Carangola, são avaliados. Já na segunda seção, “Mulheres, violências e vozes silenciadas”, após uma análise de como se dá a dinâmica de violência contra a mulher em uma cidade do interior, a autora apresenta os perfis das mulheres entrevistadas para o estudo, destacando que a violência sofrida deixa vestígios e cicatrizes.

No terceiro capítulo, “O silêncio é um grito de socorro”, Amorim analisa os tipos de violências descritas pelas protagonistas, bem como o impacto do medo em suas vidas e as formas de recomeço. Esta última parte é seguida de uma reflexão sobre o conteúdo apresentado, destacando como o patriarcado se constitui como sistema de dominação que ainda exerce grande influência nas relações entre as pessoas de uma comunidade e que pode contribuir para a existência de um alto índice de violência velada, socialmente fechada no espaço doméstico.

Compartilhe esta Publicação: