Livro da Eduel celebra os 20 anos do PPG em Estudos da Linguagem
A Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel) lança o livro “Duas décadas de contribuições do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – UEL”, organizado por Esther Gomes de Oliveira, Fabiane Cristina Altino, Joyce Elaine de Almeida Baronas e Vera Lúcia Lopes Cristovão. A obra marca os 20 anos de existência do Mestrado e do Doutorado do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL).
O PPGEL pertence ao Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas com a participação do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Segundo os organizadores, a coletânea é composta por 16 capítulos, sendo quatro capítulos para a Linha 1 (Descrição e Análises Linguísticas), quatro para a Linha 2 (Estudo do Texto/Discurso), cinco para a Linha 3 (Ensino/aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e de outras linguagens) e três para a Linha 4 (Ensino/aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e de outras linguagens).
Sem dúvida, a obra representa um marco na história do programa, contribuição significativa para o avanço do conhecimento e para a compreensão de questões linguísticas e educacionais relevantes na sociedade. Confira a entrevista que uma das organizadoras, a professora Fabiane Cristina Altino, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, concedeu à Eduel.
Eduel - O que levou os autores a produzirem o livro?
Fabiane - Diversos fatores nos motivaram a produzir esta obra. Com certeza, o primeiro foi o de celebrar e registrar o marco significativo de 20 anos de existência do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL. Fomos impulsionados pelo desejo de comemorar essa conquista e registrar a trajetória do programa ao longo desse período. Divulgar e dar visibilidade também foram fatores motivadores para esta publicação. Sua organização foi pensada para compor um quadro das possibilidades de estudos sobre as línguas, desenvolvidas pelo programa. Para exemplificar estes 20 anos de estudos, o PPGEL convidou os docentes a escreverem sobre suas pesquisas. As coautorias aconteceram eminentemente entre orientadores e seus pós-graduandos e, em alguns casos, entre docente e supervisora de pós-doutorado e parcerias entre docentes. Os artigos buscam discutir e enfrentar os desafios da compreensão e do ensino de línguas e da formação de professores na contemporaneidade. Além disso, a publicação do livro contribuiu para demonstrar a consolidação e o reconhecimento do programa como um centro de excelência em pesquisa na área.
Eduel - Quais as principais contribuições que a obra traz para o Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL)?
Fabiane - Os capítulos abordam temas e metodologias dentro do campo dos Estudos da Linguagem, oferecendo contribuições significativas para o avanço do conhecimento nessa área. Desde estudos sobre variação linguística até questões relacionadas ao ensino de línguas e formação de professores, a obra abrange uma variedade de tópicos relevantes, refletindo a interdisciplinaridade presente no PPGEL, com colaborações entre diferentes áreas do conhecimento. Isso, sem dúvidas, amplia as perspectivas de análise e enriquece o debate acadêmico, já que muitos dos temas abordados têm relevância direta para questões sociais contemporâneas, como identidade, inclusão, direitos humanos, tecnologia e justiça social. Podemos afirmar, ainda, que a obra serve como uma referência acadêmica importante para estudantes, pesquisadores e profissionais interessados nos temas abordados. Os capítulos fornecem revisões críticas da literatura e metodologias de pesquisa que podem orientar futuros estudos.
Eduel - Como os temas abordados em cada um dos artigos reflete o atual perfil do PPGEL?
Fabiane - Os temas abordados nos artigos refletem o compromisso da pós- graduação com uma abordagem plural e atualizada, que busca compreender e atuar em diferentes aspectos relacionados à linguagem em sua complexidade e diversidade. Como exemplo, os artigos da linha 1, minha linha de pesquisa, englobam estudos sobre Sociolinguística, Dialetologia, Identidades e Línguas Indígenas. Refletem a preocupação contínua da linha em compreender como as línguas são e como mudam ao longo do tempo e em diferentes contextos sociais. Isso demonstra o compromisso da pós-graduação em acompanhar e analisar as transformações linguísticas em curso na sociedade. Da mesma forma, os artigos dos docentes das linhas de estudo do texto e de formação docente demonstram o compromisso da pós-graduação em formar profissionais capacitados para lidar com os desafios contemporâneos do ensino e aprendizagem de línguas.
Eduel - O que é possível destacar de mais relevante na obra que remete à trajetória do programa?
Fabiane - Os artigos que abordam temas como letramento digital, tecnologias emergentes, neuroeducação e ensino de línguas em tempos de crise demonstram o compromisso do programa em acompanhar e responder às demandas e aos desafios contemporâneos, mantendo-se atualizado e
relevante. Além disso, o programa se preocupa em produzir conhecimento que possa impactar positivamente a sociedade. É o que demonstram muitos dos estudos apresentados na coletânea que têm implicações práticas e sociais significativas, como no ensino de línguas, na formação de professores, na promoção da inclusão e no entendimento de questões identitárias e políticas. A coletânea demonstra o reconhecimento da qualidade e relevância das pesquisas desenvolvidas, evidencia sua capacidade de inovação, interdisciplinaridade e impacto social, consolidando-o como um centro de excelência em pesquisa e na formação de recursos humanos na área.