Editus marca presença …

Editus marca presença no I Seminário Nacional Aquilombar-se: UFSB

3.png

De 12 a 14 de junho aconteceu o I Seminário Nacional Aquilombar-se, com o tema “Estéticas fabulatórias, escolas contracoloniais”, e a Editus - Editora da UESC esteve presente. O evento é uma realização do Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais/PPGER, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O seminário foi constituído de conferências, mesas-redondas, oficinas e sessões de comunicação, destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação em geral.

Na quarta-feira, 12 junho, às 15h, a diretora da Editus e vice-presidente da ABEU, Rita Virginia Argollo, participou da mesa-redonda “‘Semear palavras’ - fazer livros para reescrever mundos dissidentes e instituir autorias outras”. O debate foi mediado pela Prof.ª Cynthia Cy Barra (UFSB) e composto, também, pela coordenadora do setor educativo Lia Cunha (MAC-BA), e Prof. Taygoara Aguiar (UFBA). A conversa foi permeada de assuntos sobre publicação independente, editoras universitárias, experimentações de escrita, políticas de edição e design editorial Além da mesa-redonda, houve o lançamento da série de livros “Transfluência”, desenvolvida em parceria entre a Editus e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

unnamed101.jpg

Já na quarta-feira, 13 de junho, aconteceu a roda de conversa Transfluência I: “As ‘nagôs’ estão na rua com prazer e alegria”: uma cartografia afro-baiana de Belmonte (Bahia) + Volta miúda: memória e emancipação. Ela contou com a participação da Mestra Dandara dos Santos Silva (PPGER/UFSB) e da Prof.ª Raíssa Félix Almeida Bittencourt (UFSB), com a mediação da Prof.ª Lílian Buonicontro (UFSB).

unnamed102.jpg

Por fim, em 14 de junho, às 14h, aconteceu a roda de conversa Transfluência 2: Racismo religioso em escolas da Bahia + Ficções do ser: o entre-lugar de bichas pretas na escola + Leia-me negras: insurgências afroafetivas na prática pedagógica. Ela contou com a participação do Mestre Ademar Oliveira Cirne Filho (Coordenador do Coletivo Entidades Negras - CEN), da Mestra Fátima Santana (PPGER/UFSB) e do Doutor Kauan Santos Almeida (UFRGS), com a mediação da Prof.ª e Mestra Maria Domingas M. de Jesus (PPGER/UFSB).

unnamed103.jpg

Compartilhe esta Publicação: