Editora UFPel lança …

Editora UFPel lança três novos títulos

Editora UFPel lança três novos títulos  (5).png

A Editora UFPel adicionou mais três títulos ao catálogo: “Quiralidade: A outra face dos medicamentos – conceituação e contextualização”; “Diálogos na Cooperação Sul-Sul (1995 - 2016): Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe”; e “Hortas Urbanas: quando a sustentabilidade encontra a cidade”. As obras foram publicadas em formato digital, disponível para download gratuito no Repositório Institucional da UFPel.

Confira a sinopse dos lançamentos:

Quiralidade: A outra face dos medicamentos – conceituação e contextualização”, de Márcio Santos da Silva

Esta obra nasce da necessidade de maior contextualização e expansão quanto às técnicas de produção e discernimento sobre os compostos quirais. O livro analisa a diferença de abordagem da quiralidade entre a área acadêmica e o setor industrial, pois as universidades utilizam técnicas para produzir um enantiômero que não são viáveis no setor industrial, corroborando com a necessidade de elucidar não só os conceitos básicos de quiralidade, mas também todas as suas ramificações possíveis. O livro foi elaborado a fim de que os conceitos relacionados à quiralidade, gradativamente, possam surgir, e para que o leitor possa construir o conhecimento de quiralidade ao longo dos 18 capítulos. De modo geral, o livro está dividido em duas grandes partes. A primeira trata dos conceitos e propriedades da quiralidade e a segunda parte está relacionada à atuação na indústria farmacêutica, focando na produção dos compostos quirais.

Diálogos na Cooperação Sul-Sul (1995 - 2016): Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe”, de Alexandre Rocha Violante, Etiene Villela Marroni, Luiz Pedone

A estrutura teórica das Relações Internacionais sobre a cooperação internacional baseia-se em distintas e diversas considerações, distribuídas em várias linhas de pensamento. A presente obra discorre sobre a cooperação brasileira, que pode ser considerada por preceitos realistas, institucionais-liberais e construtivistas. Nesta perspectiva, a produção apresenta os instrumentos comuns da Cooperação Internacional ao Desenvolvimento (CID), sendo eles: (1) cooperação técnica; (2) cooperação científica e tecnológica (C&T); (3) cooperação educacional; e (4) cooperação humanitária. A obra trata da Cooperação Sul-Sul, que foi uma política inserida nas políticas externa e de defesa dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Inácio Lula da Silva (2003-10) e Dilma Rousseff (2011-2016), como forma de projeção de poder por meio de relações mais horizontais com países em desenvolvimento e emergentes. O livro analisa os conceitos de segurança e defesa, interligados ao conceito de cooperação, tendo como base maior a teoria do smart power de Josep Nye.

Hortas Urbanas: quando a sustentabilidade encontra a cidade”, organizado por Giovana Mendes de Oliveira

Este livro fala sobre sustentabilidade, ou seja, pensar em maneiras de manter o ambiente em que vivemos de forma a garantir saúde para todos que vivem no planeta Terra. Aborda conceitos como reversão – atitude de cada indivíduo diante dos problemas ambientais atuais, possíveis reflexões e, consequentemente, futuras mudanças. Fala ainda a respeito de integração – junção de áreas a favor da natureza interior e exterior do ser humano, ou seja, união de distintos conhecimentos a fim de alcançar um ambiente sustentável para as pessoas e para o ambiente em que estas vivem. A obra foca na divulgação de ações e reflexões baseadas no Projeto de Extensão Hortas Urbanas, que une a comunidade pelotense e professores da Universidade Federal de Pelotas na busca por uma sociedade sustentável. A Geografia, ciência que une áreas humanas e físicas, se aventurou neste projeto, mas logo ganhou apoio de outras áreas, tais como Agronomia, Sociologia, Gastronomia, Enfermagem, Nutrição e Engenharia.

Compartilhe esta Publicação: