Novo livro da …

Novo livro da Editora UFPR traça panorama dos xiita do sul do Líbano

6.png

Psicanálise, catástrofe social e o trauma: Resistência e resiliência da comunidade xiita do sul do Líbano aos bombardeios de Israel em 2006”, de Jamil Zugueib Neto, chega ao catálogo da Editora UFPR e integra a série Pesquisa. O livro é uma análise dos impactos psíquicos de catástrofes sociais, privilegiando para tal os bombardeios de Israel ao sul do Líbano, em 2006.

No momento em que os olhos globais estão voltados para o Oriente Médio, a obra traz um percurso que traça as raízes históricas da violência na região. O autor também traduz o sentido de trauma social e trauma coletivo e os associa e representa através dos acontecimentos do início do século XXI.

Dividido em cinco módulos e doze capítulos, o livro fornece um enquadramento histórico e social da comunidade libanesa. “Estou curioso em saber o quanto essa obra vai despertar o interesse de estudiosos da área. Foi realizada por um brasileiro em um país, seguidamente, em conflitos extremos e cujo assunto é polêmico”, afirma Neto.

O autor também divide, na obra, em três tempos a relação entre o trauma individual e o trauma coletivo causados pela resistência às invasões israelenses. São eles: o tempo do acontecimento, um tempo de latência e um tempo no qual o acontecimento produzirá seus efeitos e simbolização. A partir disso, o professor expressa um panorama sobre o desenrolar do trauma até se tornar o luto contínuo e a profunda melancolia gerados no cidadão comum por estar inserido em um ambiente conflituoso.

Jamil Zugueib Neto é professor aposentado da Universidade Federal do Paraná e realizou seu pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. O autor é referência no campo de pesquisa dos estudos árabes e da saúde mental. Também faz parte da Rede Nacional de Redução do Risco de Desastres, programa interministerial brasileiro vinculado à Organização das Nações Unidas.

Compartilhe esta Publicação: