Retrospectiva 2021: Feira …

Retrospectiva 2021: Feira Virtual das Editoras Universitárias

Feira Virtual.png

Após o sucesso do evento criado em 2020, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias, levou em 2021, mais uma vez, a experiência de uma feira literária para dentro da casa dos leitores. Só neste ano, foram duas edições da Feira Virtual das Editoras Universitárias: entre 08 e 17 de março e entre 01 e 10 de setembro. O objetivo do evento era apoiar as associadas à ABEU, estimulando a comercialização de livros em um momento em que o setor editorial sentia mais os impactos econômicos gerados pela pandemia.

Os eventos seguiram o mesmo formato, contando com uma programação cultural composta por lives que trataram do acesso à leitura em meio à crise sanitária, da ascensão da extrema-direita no mundo, literatura juvenil, da interseção entre ensino, gênero e raça, entre outros temas. Além disso, as editoras participantes ofereceram obras com descontos a partir de 30%, além de e-books gratuitos. Assim, o site da feira atuava como uma grande vitrine virtual, que exibia os livros ofertados pelas associadas à ABEU. Era possível pesquisar por título, autor ou editora. Ao clicar no título escolhido, o leitor era direcionado para a livraria ou site que vendia a obra.

Mesmo como maior controle da pandemia com o aumento da vacinação, a ABEU não descarta outro evento nos mesmos moldes para 2022. Ainda que muitas editoras tenham se modernizado, permitindo maior acesso às suas obras com o comércio online, feiras virtuais permitem uma maior visibilidade das publicações universitárias.

Compartilhe esta Publicação: