CNIC do Ministério …

CNIC do Ministério da Cultura toma posse

4.png

Com as presenças de três ministras, tomaram posse na última terça-feira (15) os 20 integrantes da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), responsáveis por debater iniciativas de fomento a políticas culturais no Brasil. Marise Massen Frainer, diretora da Editora UFGD, associada da ABEU, assumiu como suplente na seção de Humanidades da comissão. A chefe do Ministério da Cultura (MinC), Margareth Menezes, destacou o caráter plural do grupo e novidades, como espaço para contemplar povos indígenas, tratar de acessibilidade e combater preconceito.

“A CNIC contempla a diversidade do povo brasileiro. Aqui está representada a sociedade brasileira e também a sua voz na indicação de caminhos para a nossa política de fomento. Essa é a maior inovação da CNIC, contemplar, pela primeira vez, a diversidade do povo brasileiro e que também reflete novos rumos da política de fomento”, celebrou em seu discurso.

Outra novidade que a posse da CNIC traz é a transmissão, ao vivo, de suas reuniões, evidenciando o processo democrático juntamente com a transparência, diretrizes do governo federal. O secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic) do MinC, Henilton Menezes, comemorou o “momento singular” de retomada do diálogo da sociedade civil com a cultura. Enalteceu os positivos números da cultura, representando 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) e empregando mais de sete milhões de pessoas. “A cultura também move a economia brasileira”, salientou.

Fonte: Ministério da Cultura

Compartilhe esta Publicação: