Confira detalhes da …

Confira detalhes da participação da Edufba na Bienal da Bahia

4.png

Entre os dias 26 de abril e 1º de maio, a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) esteve presente na Bienal do Livro Bahia com exposição de livros e participação na programação geral e em colaboração com as editoras universitárias baianas.

Denise Carrascosa lançou com a Edufba o livro “Corpo de vento: Exu da teoria: travessias crítico-performativas pelas artes negras”, no dia 27 de abril. A sessão de autógrafos ocorreu após a mesa “O desafio das ruas”, no Café Literário. Além de Denise, participaram da mesa os jornalistas Bruno Paes Manso e André Uzêda. “É importante eu como professora, como intelectual, me posicionar na cena pública junto com outras pessoas, outras autoras, autores que fazem intervenções críticas sobre o modo que a sociedade se estabelece na forma da desigualdade. Nós estamos aqui pautando assuntos que são urgentes, assuntos que são fundamentais para a construção de uma efetiva democracia no país”, reforça Denise.

Para a mesa “Gênero, transexualidade e corpo: histórias de corpos dissidentes”, foram convidados os autores Andressa Ribeiro, Danillo Bittencourt e Eduardo Oliveira Miranda. Andressa é autora do livro “Experiências transmasculinas: o limiar entre corpo, gênero e desejo na constituição de um sentido de si”. A autora comemora a presença de produções acadêmicas sobre a comunidade LGBTQIAPN+ na Bienal do livro: “São corpos invisibilizados em suas trajetórias de vida, e poder falar sobre esses temas aqui na Bienal é reconhecer essas experiências e nos fazer pensar sobre a construção das identidades hegemônicas como a branquitude e as identidades cis-hetero normativas”.

Também estiveram presentes a autora de Mapas, traçados e tranças, Cristina Saldanha, na mesa “Livro infantil: histórias transformadoras”, e os organizadores de Conversas insones: pensamentos sobre currículo, Elisio José da Silva Filho e Maria Inez Carvalho.

Compartilhe esta Publicação: