Confira os três recentes lançamentos da Editora da Unicamp
A Editora da Unicamp lançou recentemente três títulos, de diferentes áreas do conhecimento. Primeiro, em “Artes, Matemática, pensamento computacional e as mídias”, Hermes Renato Hildebrand aborda a presença da matemática nas artes e na cultura por meio da cognição humana, com enfoque em programação computacional. Além disso, destaca-se por ser um livro paradidático que explora a matemática destacando sua abstração e sua influência em diversas áreas do conhecimento. A matemática é descrita como uma das ciências mais antigas da humanidade, formulando hipóteses e deduzindo consequências. Aqui, ressaltam-se as similaridades entre essas duas linguagens, a partir do pensamento de Charles Sanders Peirce, que previu que as ciências caminhariam em direção à matematização. Hoje, esses aspectos são identificados pela era da Inteligência Artificial e das Humanidades Digitais. Por fim, conclui destacando a importância da educação diante de um guia didático que trata dos conceitos matemáticos e do conhecimento artístico por meio das tecnologias.
Já em “Saussure”, John E. Joseph fornece um material fundamental para os estudiosos não apenas do campo linguístico, mas também das áreas conexas nas quais o estruturalismo erigido sob seu nome estabeleceu profundos diálogos. Esta será a primeira biografia de Ferdinand de Saussure publicada em língua portuguesa, construída a partir de extenso trabalho historiográfico tanto sobre a vida do biografado quanto sobre a Intelligentsia da época, tornando-se obra de referência para a compreensão em detalhe dos desenvolvimentos teóricos do linguista genebrino que mudou o modo de fazer linguística no início do século XX. Saussure será de grande interesse para os estudiosos das mais diversas áreas das Humanidades, desde a antropologia à teoria literária, da filosofia à psicanálise.
Por fim, a Editora da Unicamp lança, em coedição com a Quina Editora, “O acontecimento antropoceno: A Terra, a história e nós”, de Christophe Bonneuil e Jean-Baptiste Fressoz. Os cientistas afirmam que a Terra entrou em uma nova era: o Antropoceno. Mais do que uma crise ambiental, estamos vivenciando uma transição geológica que resulta da ação humana. Como chegamos até aqui? Ao reunirem ciência e história, os autores revisitam a história mundial dos últimos séculos pelo prisma do meio ambiente: o livro é um manifesto de uma nova geração de historiadores. Para Bruno Latour, “em uma época em que a palavra ‘Antropoceno’ está em voga, este livro bem documentado e bem argumentado ajudará os leitores a mapear os diferentes significados desse termo tão instável. Os autores mostram a diversidade histórica desconcertante da ação humana naquilo que é geralmente chamado de ‘crise ambiental’”.