Confira principais diretrizes …

Confira principais diretrizes da Assembleia Geral da ABEU

7.png

No âmbito da 35ª Reunião Anual da ABEU foi realizada a Assembleia Geral da Associação Brasileira de Editoras Universitárias no dia 10 de maio. Na ocasião, foram apresentados o relatório das atividades desenvolvidas no biênio 2021-23; a proposta de reajuste na tabela de anuidades; a prestação de contas financeiras; as propostas de editora anfitriã para a 36ª Reunião Anual da ABEU; a eleição da nova Diretoria Executiva para o biênio 2023-2025.

Em relação ao relatório de atividades, este contemplou, entre outras questões, ações políticas e institucionais, com a CAPES, o Ministério da Cultura e a FIESP; a ampliação da participação de membros da Associação na EULAC; a realização do Prêmio ABEU 2021, 2022 e lançamento para o ano de 2023, contando com a participação de 39 editoras associadas na 7ª edição (2021) e 50 editoras na 8ª edição (2022); a ampliação do catálogo unificado da ABEU; e a criação de Grupos de Trabalho para abordar os temas “Edição universitária e acessibilidade”, “Editoras universitárias e questões administrativas e fiscais” e “Estratégias de comunicação e de mercado para a edição universitária”.

Quanto à definição da sede da editora anfitriã para a realização da 36ª Reunião Anual da ABEU, no ano de 2024, foram inscritas duas propostas: da Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) e da Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). A proposta da EDUCS versou sobre o tema “As transformações do mercado editorial para as editoras acadêmicas”, com data de realização de 06 a 10 de maio de 2024. A proposta da Editora PUC-RIO teve como tema “O livro como meio de divulgação científica, por meio de eixos temáticos, tecnológicos e inovação”, com data de realização de 20 a 23 de maio de 2024. Colocadas em votação, foi vencedora por 18 a 17 votos, a proposta da Editora PUC-RIO. As associadas presentes optaram por deixar predefinida a sede para a Reunião Anual de 2025, contemplando assim a proposta da EDUCS.

A nova Diretoria Executiva da ABEU também foi eleita e tomou posse na ocasião. Você pode conferir a composição da atual diretoria para o biênio 2023-2025, aqui.

Compartilhe esta Publicação: