E-book da EdUEMG traz dilemas da moda em relação à sustentabilidade
“Sustentabilidade e o ensino de Moda: somos parte do problema ou a solução” é o mais recente e-book gratuito da EdUEMG. Escrita por Sandra Maia Rodrigues Pereira, a obra contrapõe a lógica consumista de produção da indústria fashion à concepção do desenvolvimento sustentável para discutir como a sustentabilidade é abordada nos cursos de design de moda. Além de conceituar e relacionar os temas, o objetivo é apontar caminhos possíveis para a integração do conteúdo aos currículos e à formação profissional.
Para isso, o livro está dividido em cinco capítulos. No primeiro, a autora traça um paralelo entre o surgimento dos primeiros cursos de moda na Europa e a consolidação tardia do ensino superior da área no Brasil. No segundo capítulo, é feita a definição do que se entende por “moda” e por “sustentabilidade”, destacando-se a relação entre os conceitos em questões como desenvolvimento sustentável, indústria, processos de produção, consumo e as abordagens teóricas que apresentam reflexões sobre o tema. A terceira parte discute o estado da arte do pensamento sobre a integração da sustentabilidade no ensino de moda, contemplando tanto as perspectivas de autores estrangeiros como a de autores brasileiros que consideram particularidades do cenário nacional.
Com isso, é feita a contextualização necessária para proceder à análise do ensino de moda sob o recorte geográfico escolhido. Assim, no capítulo “Belo Horizonte: capital da moda”, a autora apresenta sua investigação, realizada por meio do exame dos Projetos Político-Pedagógicos e Matrizes Curriculares dos cursos de nível superior ofertados na cidade, além de entrevistas com docentes e questionário aplicado aos discentes.
Para concluir a obra, a última seção reúne os desafios e potenciais para que o ensino de moda faça parte da solução do problema da sustentabilidade. Aponta-se, ainda, que as mudanças propostas podem contribuir para a valorização profissional dos designers e criadores que lidam diretamente com o mercado da moda.
Trata-se, portanto, de um material relevante para educadores, estudantes, gestores das Instituições de Ensino Superior e profissionais de design não só pela urgência de se aprofundar o debate sobre o assunto nos cursos de design de moda, mas também por indicar as estratégias que podem ser adotadas em busca de uma abordagem mais holística, interdisciplinar e integradora.