Edifes lança “Educação na cidade e suas relações com a arte”
A Edifes lançou o e-book gratuito “Educação na cidade e suas relações com a arte: diálogos com personagens literárias”, de Priscila de Souza Chisté e Sandra Soares Della Fonte. O livro parte da seguinte questão: qual potencial tem a literatura para ampliar as discussões sobre o que chamamos de Educação na Cidade? Tal estudo integra as discussões sobre Educação na Cidade sistematizadas por grupo de pesquisa homônimo sediado no Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Ifes, Campus Vitória. Trata-se de pesquisa de pós-doutorado de uma das coordenadoras desse grupo no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.
A investigação tem caráter predominantemente teórico-reflexivo, com estudos exploratórios e bibliográficos, além de pesquisa de campo nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Madri, Granada, Sevilha e Málaga, durante os anos de 2021 e 2022. Investiga personagens literárias criadas por James Joyce, Virginia Woolf, Rubem Fonseca e Clarice Lispector e está dividida em três seções temáticas: a cidade que habito e que caminha em mim: as personagens literárias Leopold Bloom e Clarissa Dalloway; leitura lenta da cidade: a cidade a partir da Street Haunter e de Epifânio/Augusto; cidade e o infamiliar: Lucrécia e as transformações em São Geraldo.
Em diálogo com autores como Henri Lefebvre, Theodor Adorno, Raymond Williams, Karl Marx, Friederich Engels, Leandro Konder, Mikhail Bakhtin entre outros, conclui que por meio da literatura é possível trazer à tona o que a cidade insiste em manter encoberto e colocar à mostra as suas mazelas, aquilo que a sociedade capitalista quer esconder, mas que pode ressurgir por meio de um processo educativo crítico.