Edital da Editora UFV prevê financiamento de livros por empresa e instituições
Livros acadêmicos a serem publicados pela Editora UFV poderão receber financiamento de empresas, instituições e pessoas físicas. A iniciativa, inédita no setor, consta no edital que acaba de ser lançado, com o objetivo de viabilizar a produção de obras “de relevância social, cultural e científica”. Em contrapartida, os financiadores terão direito a divulgar suas marcas, caso seja de seus interesses, nas publicações.
O documento contendo as regras e a relação de obras que poderão ser patrocinadas, bem como demais anexos, estão disponíveis ao final desta notícia. Uma das condições apresentadas é de que o financiamento seja, necessariamente, de 100% da produção de cada livro. Cada publicação poderá ter apenas um patrocinador, exclusivamente, com prioridade concedida de acordo com critérios definidos no edital.
Outra possibilidade trazida é a de optar por dois tipos de tiragens para cada obra, isto é, o total de livros produzidos, conforme o anexo I. Com isso, o financiador poderá escolher entre uma delas, a de maior ou de menor custo – sendo que a primeira, pela norma publicada (ver item 4.2.1) terá prioridade. Além disso, cada patrocinador poderá enviar propostas para financiar quantas obras forem de seus interesses.
O diretor da Editora UFV, Brício dos Santos Reis, explica que o edital teve aprovação do conselho editorial da instituição. Além disso, segundo o professor, a medida favorece o desenvolvimento da ciência, possibilitando o lançamento de mais livros academicamente respaldados, ao mesmo tempo em que oferece a apoiadores uma oportunidade de apresentarem suas contribuições. “Buscar parcerias nos aproxima de outros setores da sociedade, ampliando os benefícios mútuos e fomentando a produção literária elaborada sob crivo técnico”, afirma.
O edital completo e demais itens necessários podem ser acessados no site da Editora UFV.