Editora da Unicamp …

Editora da Unicamp lança duas novas obras

3.png

A Editora da Unicamp disponibilizou duas novas obras em seu acervo. O primeiro livro é da área de Filosofia, “Introdução à filosofia política de Adam Ferguson - progresso e declínio”, de Eveline Campos Hauck. O título trata de como Adam Ferguson constrói sua filosofia política, sobretudo no “Ensaio sobre a história da sociedade civil”, tendo em vista avaliar o progresso das sociedades comerciais modernas.

Sob a condução dos termos morais e políticos, o autor faz uma divisão epistemológica entre lei física e lei moral, que lhe permite investigar empiricamente o homem e a sociedade, a partir das influências recebidas de Bacon e Newton, além de seus contemporâneos Hume, Buffon e Smith. Além disso, o estudo de Ferguson ainda institui uma filosofia moral normativa, próxima à tradição antiga, que se preocupa com o estabelecimento de regras de conduta para o homem.

O segundo livro da Editora da Unicamp é uma contribuição para a área médica. “Extensão universitária na Vila Paula - contribuições para a integração entre ensino e extensão na formação médica”, de Rubens Bedrikow, destina-se a alunos e docentes interessados em práticas integradoras entre Ensino e Extensão. A obra retrata a origem e a evolução do programa de extensão universitária em andamento em uma comunidade de ocupação urbana durante mais de meia década.

A partir de trocas dialógicas e transformadoras entre a universidade e a comunidade emergiram demandas e temas que culminaram em investigações científicas e experiências pedagógicas inovadoras. Desafios como a curricularização da extensão e o engajamento social de instituição superior são discutidos à luz da prática extensionista do tipo social-acadêmica e das teorias da Pedagogia Crítica, de Paulo Freire; da Aprendizagem pela Interação Social, de Lev Vygotsky; e da Clínica Ampliada e Compartilhada, de Gastão Wagner de Sousa Campos, em contexto de grande pobreza e iniquidade de acesso a direitos sociais básicos, como moradia digna.

Compartilhe esta Publicação: