Editora da Unicamp …

Editora da Unicamp realiza eventos de lançamento de três obras

5.png

A Editora da Unicamp realiza nas próximas semanas eventos de lançamento para três títulos que chegaram ao seu catálogo este ano.

O primeiro deles foi o lançamento de “Hipertensão Pulmonar: caminhos da investigação científica”, no dia 17 de setembro, que aconteceu no restaurante Emporio do Nono, em Barão Geraldo, Campinas (SP). O livro propõe uma revisão histórica da caracterização de uma doença: o entendimento atual da hipertensão pulmonar e a acumulação de saberes correlatos que remontam ao início do século XX. Aborda desde os primeiros relatos sobre o tema, a epidemia de hipertensão arterial pulmonar associada a anorexígenos ocorrida na década de 1960, até chegar ao estado da arte para diagnóstico, avaliação e tratamento dos pacientes, passando pelos sucessivos protocolos elaborados pela comunidade científica internacional.

Na sequência, será lançado “Como falar com um negacionista da ciência”, no dia 28 de setembro, às 10h30, na Livraria Candeeiro, em Campinas (SP). Baseando-se na sua própria experiência – incluindo uma visita a uma Convenção da Terra Plana –, bem como na investigação acadêmica, Lee McIntyre descreve os temas comuns do negacionismo científico, presentes em campanhas de desinformação que vão desde a negação das empresas de tabaco, na década de 1950, de que fumar provoca câncer de pulmão, até os antivaxxers de hoje. Ele descreve tentativas de usar seus poderes persuasivos como filósofo para converter os terraplanistas, discussões surpreendentes com mineiros de carvão e conversas com um amigo cientista sobre organismos geneticamente modificados nos alimentos. McIntyre oferece ferramentas e técnicas para comunicar a verdade e os valores da ciência, enfatizando que a forma mais importante de alcançar os negacionistas da ciência é falar com eles com calma e respeito – expor-nos e encontrá-los cara a cara.

Por fim, a Editora da Unicamp lança “Quem você quer ser? Migrações e transições para a vida adulta entre Brasil e Japão”, no dia 2 de outubro, às 16h, na Livraria da Editora da Unicamp, localizada no saguão da Biblioteca Central da Unicamp. O livro discute a transição para a vida adulta, procurando desvendar as influências dos processos migratórios durante a infância e a adolescência de jovens nipo-brasileiros. Enquanto a transição para a adultez dos descendentes que não migraram apresenta um perfil mais tardio, com maior permanência no sistema educacional e postergação da entrada no mercado de trabalho e na formação de união conjugal, os jovens que migraram para o Japão durante a infância e a adolescência exibem uma trajetória educacional de descontinuidades e intercalações entre escolas brasileiras e japonesas, inserindo-se bem cedo no mercado de trabalho. A migração teria afetado o timing da transição, despertando percepções de atraso e defasagem em relação às próprias expectativas ao atingir a vida adulta.

Compartilhe esta Publicação: