Editora Fiocruz lança segunda edição de clássico da epidemiologia nutricional
Quinze anos após o sucesso da coletânea “Epidemiologia Nutricional”, a Editora Fiocruz lançou sua segunda edição, revisada e ampliada, consolidando-a como referência na área de nutrição e epidemiologia. No prefácio, Cesar Victora destaca a relevância do campo, lembrando o relatório de 2002 da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontou que seis dos vinte principais fatores de risco para mortalidade global estão relacionados à alimentação, como desnutrição infantil e obesidade. A epidemiologia nutricional, segundo Victora, tem papel essencial no controle dessas doenças em escala global.
O livro, disponível em formato digital na plataforma SciElo Livros, amplia o estudo tradicional da relação entre dieta e doenças crônicas. Dividido em 38 capítulos, aborda tanto problemas antigos quanto emergentes da nutrição no Brasil, propondo metodologias e soluções inovadoras. A primeira parte da obra foca em métodos de avaliação nutricional em grupos populacionais distintos, como gestantes e idosos, ressaltando a complexidade de aferir padrões alimentares e os desafios relacionados à introdução de alimentos ultraprocessados.
Na segunda parte, a obra explora a epidemiologia dos principais problemas nutricionais brasileiros, como a coexistência de desnutrição e obesidade, resultantes da transição demográfica e nutricional no país. O conceito ampliado de epidemiologia nutricional, tratado na última seção, discute tópicos como amamentação, segurança alimentar em povos indígenas, sindemia global e microbiota, oferecendo uma visão abrangente e multidisciplinar sobre os desafios contemporâneos da nutrição e saúde pública no Brasil.