Editora UFFS lança …

Editora UFFS lança 4 novos e-books gratuitos

10.png

A Editora UFFS lançou este mês mais quatro e-books gratuitos em seu catálogo. Os livros tratam de temas diversos e englobam diferentes áreas do conhecimento.

Primeiramente, “Assentamento Funcional Digital: perspectivas arquivísticas” propicia ao leitor uma visão sobre o Assentamento Funcional Digital e favorece a compreensão sobre a otimização do trabalho com o uso dos recursos tecnológicos e as vantagens da utilização do processo de digitalização de documentos físicos. Organizado por Pedro Felipy Cunha da Silva, da UFPB, e Jocelaine Zanini Rubim Link, da UFFS, apresenta os resultados do trabalho dos arquivistas de diversas Instituições Federais de Ensino (Ifes) no processo de digitalização de documentos físicos. Mostra, portanto, as vantagens da utilização de softwares específicos que asseguram a gestão eficiente e a proteção dos arquivos e dos Assentamentos Funcionais Digitais (AFDs).

Em seguida, temos “As Balsas do Rio Uruguai: relatos e crônicas do oeste catarinense”, de Gentil Corazza.O livro narra de forma literária, por meio de relatos e crônicas, aspectos da realidade do oeste catarinense. Os relatos e as crônicas têm por base fatos históricos reais. A sua forma de narrar é que é literária. Os relatos estão mais próximos da realidade. As crônicas, mais próximas da ficção. Alguns tópicos misturam história real e realidade inventada, como é o caso do texto que dá título ao livro.

Outra obra trazida pela Editora UFFS é “Fundamentos de Cirurgia Básica”, organizado por Lucas Lerner Vogel, Luigi Marcos Bigolin e Jorge Roberto Marcante Carlotto. É uma obra essencial para estudantes de Medicina. Aborda temas como instrumentais cirúrgicos, antissepsia, suturas e videocirurgia. Cada capítulo inclui uma introdução ao tema, descrição detalhada das práticas e ilustrações, além de questões para revisar o conteúdo. Originado das experiências da Liga Acadêmica de Cirurgia da UFFS – Campus Passo Fundo, o livro visa oferecer uma contextualização teórica progressiva, fundamental para a formação médica e o entendimento das práticas cirúrgicas.

Por fim, temos “As funções das engenharias e da matemática no projeto moderno”, escrito por Ricardo Cortez Lopes. O objetivo do livro não é definir a modernidade, mas sim estudar uma das suas 'etapas', a modernidade primeira. Essa modernidade primeira é otimista, é a belle époque: o pensamento tradicional, na sua leitura, vai sendo superado com sucesso e o progresso vai se estabelecendo, apoiado nos resultados oferecidos pela tecnologia e diagnosticados pelo processo civilizador.

Compartilhe esta Publicação: