Editora UFGD amplia acessibilidade de livros para deficientes visuais
A Editora da UFGD colocou à disposição do público o Bookworm, uma ferramenta para ampliar a acessibilidade do seu catálogo de livros. A EDUFGD constituiu um grupo de trabalho ainda no final de 2022 para estudar a melhor forma de disponibilizar suas obras para as pessoas portadoras de deficiência visual. Para isso, a Editora contou com trocas e diálogos com o Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Grande Dourados (NuMIAc).
O projeto se fortaleceu após a participação da EDUFGD no 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, realizado pela ABEU em maio de 2023. A Editora teve a oportunidade de se integrar às discussões promovidas por um dos palestrantes, Moisés Bauer, representante da Fundação Dorina Nowill para Cegos e diretor do Departamento de Diversidade e Inclusão, na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) do Rio Grande do Sul. Em reunião virtual com a coordenação da Editora da UFGD, Bauer orientou o uso da ferramenta mais adequada e facilitou a migração das obras para o formato acessível às pessoas com deficiência visual.
A ferramenta Bookworm trata-se de um leitor de PDF em áudio, possibilitando que mais pessoas tenham acesso aos livros. Ela possui acesso aberto e está disponível para download na página da editora.