Editora UFMG lança obra sobre letramentos visuais e formação de professores
A Editora UFMG promoveu no último sábado, 5 de outubro, o lançamento do livro “Letramentos Visuais e formação de professores de línguas”, organizado pela professora da UFMG Andréa Machado de Almeida Mattos e pelo professor da USP Daniel de Mello Ferraz. O evento ocorreu na Quixote Livraria e Café, em Belo Horizonte (Rua Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi). A obra aborda temas centrais na educação linguística crítica e é voltada para educadores, graduandos e pós-graduandos da área.
O livro está inserido no contexto da educação linguística crítica e explora os novos letramentos, multiletramentos e letramentos críticos. Ele apresenta teorias e práticas que abordam questões contemporâneas como letramentos raciais, de gênero e transletramentos. O objetivo é fornecer ferramentas práticas para a formação de professores de línguas, alinhadas às demandas atuais da sociedade e das tecnologias digitais.
A obra foi desenvolvida a partir de práticas pedagógicas da disciplina Seminário de Tópicos Variáveis em Linguística Aplicada: Letramentos Visuais, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. De acordo com os autores, a disciplina demonstrou que as pedagogias digitais podem ser eficazes quando baseadas em epistemologias de uma Educação Crítica, colaborativa, afetiva e horizontalizada .
Colaboração acadêmica e formação de professores
A obra é fruto de uma colaboração entre os professores Andréa Machado de Almeida Mattos e Daniel de Mello Ferraz, ambos pesquisadores com grande experiência na área de linguística aplicada e letramentos. Andréa Machado é professora associada da UFMG e coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação (NECLLE/UFMG). Já Daniel Ferraz, professor da USP, coordena o Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE) e o Projeto Nacional de Letramentos.
O livro também conta com a participação da professora da University of Missouri, Míriam Lúcia dos Santos Jorge, que destaca na quarta capa da obra: “Sua leitura abre espaços para novas aprendizagens e estimula a geração de pesquisas e práticas que representam olhares mais atuais aos usos sociais da leitura e da escrita em um mundo moldado pela convergência tecnológica e multimodalidade.”