Editora UFMG lança …

Editora UFMG lança três novos títulos

2.png

No dia 28 de setembro, o professor da Faculdade de Letras da UFMG Georg Otte lançou o livro “Impressão e expressão: formas do imediato em Walter Benjamin” e a tradução “A legibilidade do mundo”, do filósofo alemão Hans Blumenberg, ambos pela Editora UFMG. No mesmo evento, Márcia Arbex-Enrico e Júlio Castañon Guimarães lançam, pela Relicário Edições, o livro “Escrita e imagem: ensaios”, de Anne Marie-Christin, com seleção e organização de textos feitas por eles. O evento aconteceu na Quixote Livraria e Café, em Belo Horizonte.

No livro “Impressão e expressão: formas do imediato em Walter Benjamin”, Georg Otte destaca dois conceitos-metáforas, “impressão” e “expressão”, em busca de “formas de um conhecimento estético que não apenas fazem sentido, mas também recorrem aos cincos sentidos”, destaca Wander Melo Miranda, autor do prefácio da obra. Georg Otte é doutor em Literatura Comparada pela UFMG, com uma tese sobre Walter Benjamin. Publicou “Limiares e passagens em Walter Benjamin” (2010), “O comum e a experiência da linguagem” (2007) e “Mosaico crítico: ensaios sobre literatura contemporânea” (1999).

“A legibilidade do mundo”, de Hans Blumenberg (1920-1996), com tradução de Georg Otte, é a primeira versão em português de “Die Lesbarkeit der Welt”, publicado originalmente em 1981. Considerado um dos mais importantes pensadores alemães do pós-guerra, Blumenberg faz reflexões sobre os conceitos de realidade, sobre a metáfora e sobre o mito que despertam interesse crescente no âmbito da teoria literária.

“Escrita e imagem: ensaios”, publicado pela Relicário Edições, reúne ensaios de Anne-Marie Christin, com organização de Márcia Arbex-Enrico e Júlio Castañon Guimarães. Trata-se de uma obra pertinente ao contexto contemporâneo de reflexão sobre os usos da escrita no universo impresso ou digital.

O evento contou com sessão de autógrafos e bate-papo com Georg Otte, Márcia Arbex-Enrico e Júlio Castañon Guimarães.

Compartilhe esta Publicação: