Editora UFRJ promove lançamento do livro “Samba, Sambistas e Sociedade: um ensaio etnomusicológico”
O mais novo lançamento da Editora UFRJ, “Samba, sambistas e sociedade: um ensaio etnomusicológico”, de Samuel Araújo, apresenta uma história crítica do samba na cidade do Rio de Janeiro do início dos anos 1990. O lançamento aconteceu na última sexta-feira, dia 17 de dezembro, às 20h, com transmissão pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube.
O foco mais específico do texto recai sobre a elaboração de sambas-enredo e algumas particularidades do trabalho musical das baterias de escolas de samba. Samuel Araújo procura ilustrar a relação entre ambos os fazeres e sua importância para a solução de dilemas sociais de maior abrangência no país e para a mediação entre os diversos aspectos do samba, propondo romper com estratégias na área da música, como a de inferiorização de negras e negros brasileiros.
O autor recusa o fortalecimento do status quo eurocêntrico que desqualifica a produção de não ocidentais, não europeus e não brancos e introduz o conceito de “trabalho acústico”, que estabelece condições para que a produção artística de afrodescendentes e a porção de humanidade que estes representam se mostrem em toda plenitude produtiva e comunicacional.
No debate de lançamento, Samuel Araújo, professor titular de Etnomusicologia da Escola de Música da UFRJ, debateu sobre o tema com Oscar Bolão, baterista, percussionista e autor especializado nos diversos gêneros brasileiros de música.
O livro já está disponível para download gratuito no site e em breve a versão impressa também estará disponível para venda no site da Editora UFRJ e nas lojas da Livraria da Travessa.