Editora UFRJ realiza …

Editora UFRJ realiza lançamento de obra sobre Urbanismo Tático

23.png

A Editora UFRJ vai realizar nesta quarta-feira (20) o lançamento do livro “Urbanismo tático: X ações para transformar cidades”, de Adriana Sansão Fontes, João Pedro Pina e Larissa Martins de Paiva. O evento acontecerá às 19 horas, na Livraria da Travessa, em Ipanema, à rua Visconde de Pirajá, 572, no Rio de Janeiro (RJ). O lançamento marca a retomada dos eventos presenciais da editora, após mais de dois anos fazendo apenas lives.

O livro é o resultado parcial de um projeto de pesquisa realizado no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (Prourb-FAU/UFRJ), cuja equipe é coordenada pela professora Adriana Sansão. O objetivo é compreender o potencial do urbanismo tático na transformação dos espaços públicos e investigar o processo de construção e formalização dessa abordagem em políticas públicas.

Urbanismo tático é um termo recente que significa a abordagem para a construção e ativação de uma vizinhança, utilizando intervenções e políticas de curto prazo e baixo custo que possam trazer benefícios imediatos, permitindo a observação dos resultados e a alteração do projeto definitivo. Essas ações podem ser realizadas por cidadãos, pelo poder público ou por meio de parcerias entre a sociedade civil e o governo.

A obra está já disponível para compra no site da editora.

Compartilhe esta Publicação: