Editora UFSM destaca …

Editora UFSM destaca apresentação de cases no Seminário da ABEU

4.png

Durante o 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, organizado pela ABEU entre 8 e 11 de maio, na cidade de Lavras (MG), houve na programação um momento dedicado à apresentação de cases das editoras universitárias. A Editora UFSM foi uma das associadas à ABEU selecionada para mostrar suas ações.

Um dos trabalhos destacados foi a “Agenda da Editora UFSM”. Projeto lançado mensalmente desde setembro de 2022, a agenda destaca um centro de ensino por mês, enfocando os lançamentos e as publicações da área, as promoções em títulos selecionados, o cronograma do podcast Ineditados, entre outras atividades. No primeiro ano de edição, a agenda reproduziu, no verso, um mural da Universidade Federal de Santa Maria, como forma de dar visibilidade à arte que existe dentro do campus. Buscou-se retratar, a cada mês, um mural que estivesse situado na unidade de ensino em questão ou que tivesse alguma relação com a área de conhecimento do referido mês. Como está impressa em página inteira, a imagem também pode ser usada como pôster.

inline.jpg

A agenda é distribuída gratuitamente entre docentes, discentes e técnicos da instituição, bem como leitores, autores, distribuidores e livreiros de fora da UFSM. No site da editora, a agenda está disponível para acesso no menu superior, podendo ser baixada em formato pdf. O trabalho foi apresentado de modo remoto, pela revisora textual Tagiane Mai e pela assessora de comunicação, Denise Bortolotto. Na mesma ocasião, o professor e diretor da Editora, Enéias Tavares, também realizou uma apresentação, explanando sobre outro projeto lançado recentemente pela Editora, a coleção Textos Introdutórios UFSM.

Fomentar o conhecimento, fortalecer a ciência, buscar a inovação, valorizar a pesquisa e inspirar o aprendizado constituem a força motriz da Universidade Federal de Santa Maria. É baseada nesses objetivos que se estrutura a coleção Textos Introdutórios UFSM. Numa parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, a coleção tem por objetivo oportunizar uma publicação de bolso, leve e instrutiva para professores, alunos e leitores que desejam iniciar sua formação em uma área específica. Sua autoria é assinada por professores que, há anos, ministram disciplinas essenciais em seus respectivos cursos e áreas de atuação, numa ação editorial que também objetiva valorizar o trabalho de docentes experientes e reconhecidos por seu ensino e pesquisa na UFSM.

inline (2).jpg

inline (4).jpg

A coleção é inspirada em edições similares publicadas por universidades conceituadas, como “Que sais-je?”, da PUF – Presses Universitaires de France, e “Very Short Introduction”, da Oxford University Press, além de séries introdutórias como “Primeiros Passos” e “Série Princípios”. O padrão cromático da coleção segue o catálogo de publicações da Editora, em que cada área de conhecimento é identificada por uma cor diferente. O projeto gráfico da coleção é assinado pelo programador visual Gilberto de Moraes Jr.

A publicação dos oito números da coleção está prevista para junho, durante o evento Editoração em Debate, promovido anualmente pela Editora. Até o dia 13 de maio, os Textos Introdutórios podem ser adquiridos no estande da Livraria UFSM na Feira do Livro de Santa Maria ou através do site www.editoraufsm.com.br, com desconto especial.

Compartilhe esta Publicação: