Editora UFV lança …

Editora UFV lança 2ª edição de “Plantas Forrageiras”

(4).png

Presente na maioria das publicações acadêmicas e projetos pedagógicos de graduações e pós-graduações de norte a sul do país, “Plantas Forrageiras” reuniu alguns dos principais pesquisadores brasileiros que se dedicam ao assunto, com edição de dois aclamados estudiosos dessa área: os professores Dilermando Miranda da Fonseca (UFV) e Janaína Azevedo Martuscello (UFSJ). Em seus 16 capítulos – dois deles reformulados e um inédito –, são criteriosamente identificadas e caracterizadas as mais representativas espécies de forrageiras utilizadas em território nacional.

Com ênfase em aspectos morfológicos e agrícolas das plantas, a obra detalha gêneros como o Brachiara, Panicum, Cynodon e Paspalum, cujo capítulo foi inteiramente reescrito. Também são abordadas espécies como o capim-elefante (Pennisetum purpureum) e o amendoim forrageiro (Arachis ssp), entre outras, apontando, inclusive, formas de utilização e manejo. Foram igualmente contempladas algumas forrageiras de emprego bem específico, como o guandu (Cajanus cajan) – para áreas degradadas – e alfafa (Medicago sativa) – para banco de proteínas. Outras, de menor potencial econômico, embora com relevância histórica e para nichos peculiares, não deixaram de ser tratadas.

“Plantas Forrageiras” ainda abrange discussões como produção comercial de sementes, situações de estresse hídrico, conservação, silagem e diversos outros fatores em torno da eficiência produtiva neste setor. Tudo tomando como referência estudos recentes concebidos e implementados em universidades e instituições prestigiadas do Brasil e do exterior – além de uma apresentação visual que inclui prioritariamente imagens coloridas, retratando com maior fidelidade o que se está discutindo.

Compartilhe esta Publicação: