Editora UFV lança …

Editora UFV lança oficialmente em evento obra sobre metodologia de ensino

7.png

O lançamento do livro “Métodos Ativos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação”, da Editora UFV, ocorre nesta segunda-feira (25 de setembro), no Auditório da Biblioteca Central (BBT), no campus Viçosa (MG), às 18h.

Disponível nas livrarias a partir de agosto, “Métodos Ativos” se esgotou em pouco mais de um mês, tendo sido reimpresso para atender à grande procura. A obra discute variados recursos e estratégias para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais participativo, dialógico e produtivo. A organização é da pesquisadora Rosângela Minardi Mitre Cotta, professora titular da UFV.

No evento de lançamento, o público participante poderá adquirir a obra presencialmente. Desde já, o livro se encontra igualmente disponível na Livraria UFV e, ainda, na loja virtual.

O título lançado pela Editora UFV busca responder algumas questões: como tornar as aulas mais interessantes, envolventes e produtivas na atualidade? Quais estratégias e recursos podem ser utilizados pelos professores na educação superior para favorecer o processo de ensino e aprendizagem? A que os profissionais cuja formação não é diretamente ligada à docência devem estar atentos ao estruturar suas atividades no semestre?

A responsável pela organização da obra, Rosângela Minardi Mitre Cotta, é pesquisadora e doutora em Saúde Coletiva pela Universidad de Valencia (Espanha), além de especialista em variados campos de atuação relacionados à docência e à capacitação para atuação pedagógica. É, ainda, autora de sete livros a respeito da temática, bem como de dezenas de capítulos e demais publicações científicas.

“Métodos Ativos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação” conta com diversos autores, igualmente reconhecidos pesquisadores dos assuntos, que assinam os 17 capítulos, distribuídos em três partes. Na primeira, são abordadas as diretrizes e concepções fundamentais para adoção de metodologias alternativas àquelas convencionais. Já na segunda, os próprios métodos são examinados, como a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em problemas, em equipes e em filmes, entre outras.

Na terceira parte do livro, os capítulos tratam de mentoria, tecnologias de informação e comunicação e técnicas ativas. Tudo com amparo em extensa e robusta referenciação acadêmica, contendo evidências científicas e dados recentes sobre as mais atuais investigações acerca dos métodos.

Dirigido a um público amplo, “Métodos Ativos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação” oferece subsídios técnicos a profissionais que se dedicam a lecionar em cursos da educação superior sem relação direta com a docência, como nos bacharelados em geral. Trata-se, portanto, de uma publicação voltada a todos aqueles que buscam meios para valorizar a participação de seus alunos na construção dos conhecimentos.

Compartilhe esta Publicação: