Editora Unesp lança …

Editora Unesp lança tradução inédita de obra de Diderot

2.png

Escritas por volta da década de 1770, as obras “Princípios filosóficos da matéria e do movimento”, “O sonho de d’Alembert” e “Elementos de Fisiologia” formam um conjunto fundamental para o entendimento do materialismo do iluminista Denis Diderot. Agora, pela primeira vez no Brasil, esses textos estão disponíveis em “O sonho de d’Alembert e outros escritos”, que chega pela Editora Unesp, com organização de Pedro Paulo Pimenta e tradução de Maria das Graças de Souza. Um marco de grande importância para os estudos do autor no país.

O materialismo extremamente complexo e veladamente libertino presente nas obras é denominado ora encantado, ora fisiológico, ora químico, e é tudo isso ao mesmo tempo. O ponto de chegada é um processo de investigação dos dados dos sentidos, refratário a determinações a priori ou considerações abstratas. “Os Princípios filosóficos da matéria e do movimento” consistem em uma brevíssima e ácida refutação de uma dissertação anônima defensora de teses cartesianas. O tom é militante como o de d’Holbach, mas com a síntese e a ironia próprias de Diderot. Noções de física experimental e química são mobilizadas na refutação de argumentos oriundos da tradição cartesiana.

Já “O sonho de d’Alembert” é um diálogo em três atos, cuja ironia se encarna em personagens fictícios inspirados em pessoas reais. Um humor fino e analogias dignas da poesia de Lucrécio substituem o tom militante. À física e à química, unem-se a fisiologia, a história natural e a estética. E, por fim, “Elementos de Fisiologia” recorrem ao formato aforístico e mesclam aspectos dos dois primeiros textos. Algumas notas encenam uma leve e espirituosa conversa com o leitor ou do autor consigo mesmo, outras são mais técnicas e pressupõem as fontes médicas de Diderot, que ele parafraseia, complementa, questiona ou refuta mais asperamente.

Compartilhe esta Publicação: