Editora Unimontes publica …

Editora Unimontes publica livros sobre uso de tablet na escola e mediação

2.png

A Editora Unimontes acaba de publicar dois livros: “Mundos Digitais na Sala de Aula: explorando o uso de tablets no Ensino Fundamental” e “Autocomposição em Perspectiva: do conceito à eficiente concretização”. Ambos os e-books podem ser acessados gratuitamente no site da editora.

“Mundos Digitais na Sala de Aula: explorando o uso de tablets no Ensino Fundamental”, de Fábia Magali Santos Vieira, coordenadora do Educar: Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação, e da graduada em Letras - Porturguês, Bianca Souza Duarte, membro do Educar, ambas vinculadas à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), convida a uma jornada pelo universo da tecnologia e educação, que promete revolucionar o modo de ensinar e aprender a partir da combinação da sala de aula tradicional com as possibilidades dos tablets.

Segundo Vieira e Duarte, o objetivo é apresentar sugestões práticas sobre como incorporar os tablets ao processo de ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental, por meio da exploração da forma como esses dispositivos, os tablets, contribuem para transformar o cenário educacional, com oportunidades para o desenvolvimento dos estudantes, “além de mostrar de perto como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TD) podem ser aliadas poderosas na busca por um ensino mais envolvente, dinâmico e interativo”. Trata-se, na verdade, de sugestões e experiências reais vivenciadas em sala de aula que, na visão das autoras, ajudam a enfrentar os desafios dessa revolução digital na educação.

Já “Autocomposição em perspectiva: do conceito à eficiente concretização” é organizado por Rafael Soares Duarte de Moura, doutor em Direito e membro da Comissão Interna de Biossegurança da Unimontes; Vitória Dreide Xavier Araújo Silva, advogada; Teddy Marques Farias Júnior, advogado especializado em Direito Processual e Fase Recursal; Marajane de Alencar Loyola, mestre em Tecnologias Aplicadas em Saúde e professora da Unimontes; Talita Soares Moran, mestre em Desenvolvimento Social pela e professora da Unimontes; e Richardson Xavier Brant, doutor em Desenvolvimento Social e juiz de Direito de Entrância Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. O livro faz análise dialética da autocomposição de conflitos. Segundo Rafael Soares Duarte de Moura o livro traz textos de especialistas e acadêmicos, que exploram, de forma abrangente, as aplicações da autocomposição em contextos diversos, “desde o sistema judiciário até a esfera educacional e a saúde mental”.

No Prefácio, Heitor de Carvalho Pagliara, doutor em Direito e professor da Universidade Federal de Goiás, destaca que a riqueza da obra é justamente abordar os fundamentos conceituais da autocomposição e suas aplicações em diferentes contextos jurídicos e sociais. “Os (As) autores(as) aqui reunidos apresentam análises aprofundadas e reflexões críticas sobre a mediação de conflitos, os métodos adequados de solução de controvérsias, e sua interação com questões de acesso à justiça, direitos civis, estado de direito e qualidade da democracia na América Latina”.

Compartilhe esta Publicação: